Estimular a interação entre familiares dos pacientes foi o objetivo do 2º Encontro da Família do Hospital Criança Conceição (HCC), realizado na manhã desta quarta-feira, 23 de agosto, no Anfiteatro do HCC. A iniciativa é da equipe do Serviço Social do hospital.
O encontro contou com uma palestra, ministrada pela assistente social Roberta Abbad, que abordou as diversas composições de família na contemporaneidade. Na ocasião, foi realizado um breve resumo das mudanças na estrutura familiar com o passar dos anos. Esse assunto também esteve presente na fala da gerente de Administração do HCC, Eliana Bender. “Família é pessoas com quem a gente pode contar nos momentos bons. Eu procuro sempre definir as coisas e para mim essa é a melhor definição de família”, afirmou a gerente.
“Nós buscamos aqui a integração das famílias, a promoção de educação em saúde e tudo isso sem esquecer que essas pessoas precisam de um espaço como esse, em que possam se divertir”, comentou a assistente social Inelva Miotto. De acordo com ela, proporcionar vínculos afetivos no período em que a criança está internada é algo imprescindível. "Ninguém espera ficar doente ou que o filho passe por isso, mas é importante que vocês entendam que são o elo desses bebês, vocês educam e dão afeto, por isso, quando mais perto vocês estiverem deles mais eles vão se sentir seguros e aptos a passar por esse momento em que precisam ficar no hospital", disse Inelva dirigindo-se aos familiares.
Além da roda de conversa, o evento contou com uma apresentação do grupo "Toque de Comadre", formado por mulheres. A ação garantiu aos presentes momentos de descontração, por meio das músicas e danças da cultura popular brasileira. Os pais também receberam brindes e puderam desfrutar de um lanche especial.
Créditos: Graziella Silva.