Organizada pelas equipes de Gastropediatria, Nutrição e convidados da Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra-RS), ocorreu na tarde desta quinta-feira, 5 de outubro, a Oficina de Nutrição para o grupo de pacientes celíacos do Hospital Criança Conceição (HCC) e seus responsáveis.
Durante o encontro, as crianças ajudaram a chefe de cozinha Noelia Luzko e a vice-presidente da Acelbra-RS, Ester Benati, a preparar um bolo de cenoura totalmente sem glúten. A médica gastroenterologista pediátrica Ana Regina Lima disse que os alimentos utilizados durante a preparação das refeições foram doados por empresas que trabalham com produtos isento de glúten.
Voltado aos pacientes do HCC que tem essa doença, o projeto foi iniciado em agosto de 2015. Os encontros ocorrem na primeira quinta-feira de cada mês e têm o objetivo ajudar na adesão ao tratamento na dieta, trabalhar em vários tópicos da doença e suas dificuldades e aspectos clínicos.
O que é doença celíaca?
É uma doença autoimune, que afeta o intestino delgado, interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Geralmente aparece na infância, nas crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas adultas e idosos.
Créditos: Taina Flores