Representantes do Conselho Gestor dos Hospitais Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e Criança Conceição (HCC) se reuniram na tarde dessa quarta-feira, dia 4 de julho, no Centro Administrativo do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Na oportunidade, foi feita uma prestação de contas das atividades do conselho nos primeiros seis meses deste ano e das visitas técnicas realizadas nos últimas dias ao HCC.
Para a coordenadora do Conselho Gestor dos Hospitais Conceição e Criança Conceição, Maria Angélica Mello Machado, todos encaminhamentos realizados no HCC tiveram um resultado positivo. "Acompanhamos as situações que nos chegam e levamos para os gerentes responsáveis", relata a coordenadora, que ainda conta que o principal objetivo do conselho é acompanhar e propor melhorias nos hospitais para qualificar o atendimento à população.
O gerente de Apoio do Hospital Conceição, Sandro Franciscatto, conta que a Participação Cidadã e a própria Gerência de Apoio são responsáveis por acompanhar o Conselho Gestor, e defende o trabalho que é realizado pelo conselho. "A instituição conta com esse papel e essa visão do usuário, principalmente nos trabalhos realizados por todas as unidades do Hospital Conceição", argumenta Franciscatto.
E buscando melhorar ainda mais os serviços prestados, a Gerência de Apoio, no ano de 2017, atuou para a criação de todos os conselhos gestores no Grupo Hospitalar Conceição, sendo nos hospitais Conceição e Criança Conceição, no Hospital Cristo Redentor, no Hospital Fêmina e na UPA Moacyr Scliar. O gerente acredita que essa participação do usuário, do trabalhador e do gestor em conjunto e discutindo todos os setores das unidades é uma iniciativa inovadora. "Tudo isso traz um olhar crítico do usuário para nos ajudar a melhorar cada vez mais os trabalhos realizados", defende ele.
As plenárias do Conselho Gestor do HNSC/HCC são abertas ao público e realizadas uma vez por mês, sempre na última quarta-feira. O conselho dos dois hospitais foi unificado por abranger o mesmo espaço. Ele é formado por 16 membros, sendo oito usuários, quatro gestores e quatro trabalhadores. Os usuários são indicados pelo Conselho Municipal de Saúde, os gestores são indicados pela direção do hospital e os trabalhadores participam de um processo eleitoral de escolha.
Créditos: Rafael Martins.