Grupo Hospitalar Conceição
09.07.2018 OBSTETRÍCIA

A Parteria Moderna e os Desafios para um Nascimento Respeitoso são debatidos na UFCSPA

Evento contou com a participação de residente e profissionais do GHC
Enfermeiro residente Gregório Corrêa Patuzzi na palestra.
Participantes das mesas de debate.

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) realizou no dia 3 de julho o evento “A Parteria Moderna e os Desafios para um Nascimento Respeitoso”. O encontro teve como objetivo promover o debate sobre a parteria pós-moderna, trazendo as evidências científicas que corroboram com esta prática.

Na oportunidade, em uma das mesas-redondas, foi debatido o impacto do ensino e da formação acadêmica na mudança do modelo assistencial ao parto e ao nascimento. Nela, o enfermeiro residente do Programa Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) Gregório Corrêa Patuzzi participou como palestrante ao lado da enfermeira obstetra Fernanda Kottwitz e da enfermeira e professora do curso de Enfermagem da UFRGS Jéssica Machado Teles.

O enfermeiro abordou a trajetória da sua formação acadêmica e a influência na sua prática profissional. Além disso, apontou a residência como espaço potente para a humanização do parto e do nascimento e destacou a importância do trabalho multiprofissional entre enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e médicos.

Em outra mesa de debates, a médica obstetra Paula Irigoyen de Freitas e a enfermeira obstetra Camila Borba, funcionárias do Centro Obstétrico do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), estiveram presentes como participantes e falaram sobre a “Parteria Tradicional e Moderna: vivendo o parto com respeito". Paula palestrou sobre sua trajetória e formação como médica obstetra, e Camila apresentou os índices relacionados à assistência ao parto e a prática da enfermeira obstetra no CO do HNSC.