Grupo Hospitalar Conceição
08.08.2018 PESQUISA EM SAÚDE

Trabalhadores do Hospital Conceição participam do Seminário do Grupo de Inteligência Artificial na Saúde de 2018

Encontro busca inaugurar grupo de pesquisa que visa estudar a ciência da computação nas demandas da área da Saúde

O Seminário do Grupo de Inteligência Artificial na Saúde de 2018 (SeGIAS’18) inaugura equipe de trabalho com foco na pesquisa de ciência da computação nas demandas da área da Saúde. Esse grupo é um esforço conjunto dos programas de Pós-Graduação da PUC-RS em Ciência da Computação e Gerontologia Biomédica, que envolve o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Hospital Ernesto Dornelles. O evento ocorrerá no dia 15 de agosto, às 14h, no Auditório Térreo, do Prédio 32, da PUC-RS, Av. Bento Gonçalves, 4314, bairro Partenon, Porto Alegre.

A equipe surgiu do envolvimento do doutorando em Informática da PUC-RS Henrique Dias Pereira dos Santos no projeto de pesquisa intitulado "Detecção Automática de Eventos Adversos Utilizando Processamento de Linguagem Natural nos Prontuários Eletrônicos". Participaram do desenvolvimento da pesquisa a farmacêutica do Serviço de Farmácia do HNSC Ana Helena Ulbrich, a enfermeira doutoranda da Gerência de Internação do Hospital Conceição Graziella Gasparotto Baiocco. Os médicos do Hospital Conceição Paulo Ricardo Mottin Rosa, da Medicina Interna, e Fernando Pivatto Júnior, do Escritório de Gestão de Altas, também participam do grupo de trabalho.

No evento, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos membros do grupo. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e avaliar uma ferramenta de processamento de linguagem natural capaz de detectar eventos adversos em prontuários informatizados de hospital terciário e desenvolver ferramentas para melhoria dos processos. Para mais informações sobre o seminário e da programação das apresentações dos trabalhos, acesse o link abaixo.

https://bit.ly/2Onbw69