Com o objetivo de destacar o uso das ferramentas de Administração, focando no advento da atuação transformadora e de caráter profissional, as gerências de Materiais e de Recursos Humanos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), realizaram na tarde dessa quinta-feira, 27 de setembro, o "1º Ciclo de Palestras em Administração: Desafios, ferramentas e ações inovadoras na área de gestão". A atividade ocorreu no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, reunindo cerca de 130 pessoas.
A mesa de abertura foi composta pela diretora-superintendente do GHC, Adriana Denise Acker, o diretor técnico Mauro Sparta, e o diretor administrativo e financeiro José Ricardo Agliardi Silveira, além dos gerentes de Materiais Peter Cassol e de Recursos Humanos da instituição, Rodrigo Casagrande.
O espaço serviu para difundir os conhecimentos da área de Administração e propiciou um ambiente de troca de conhecimentos com profissionais atuantes em outras instituições. De acordo com a comissão organizadora do evento, o GHC está trabalhando para melhorar cada vez mais a administração da instituição. Já estão sendo implantadas, em diversas gerências, ações inovadoras em prol de realizar os processos de forma mais gerencial, organizada e técnica. O evento foi uma manifestação do que vem sendo trabalhado dentro da instituição.
O professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Sérgio Almeida Migowski, que tem mais de 30 anos de trabalho no setor de serviços, sendo dez deles no setor hospitalar, trouxe "a importância dos relacionamentos interpessoais para a eficiência dos processos", baseados em estudos realizados por ele. Em sua pesquisa, Migowski entrevistou 32 profissionais de instituições de grande porte, sendo duas de Porto Alegre e uma da Serra Gaúcha, entre outros. Ele separou a análise em três constructos: integração, gestão da qualidade e eficiência. Nesse estudo, Sérgio constatou um distanciamento entre os profissionais dessas instituições e o quanto a falta de comunicação entre eles é prejudicial para o melhor funcionamento delas.
Já o gerente administrativo dos Centros Cirúrgicos e Central de Materiais e Esterilização do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Fabrício Badalotti, apresentou "Novas Perspectivas para a Gestão do Processo de Atendimento dos Pacientes Cirúrgicos". Ele destacou que o HCPA tem realizado uma grande reflexão nesse sentido e explicou como é feito esse trabalho na instituição. Fabrício destacou que o grande desafio é trabalhar num nível de gestão estratégica e não focar somente nos problemas que ocorrem no dia a dia. "Não adianta ficar apagando incêndio todos os dias, a questão que mais estimulou esse trabalho é conseguir ter uma visão integrada desse sistema produtivo", apontou Badalotti.
A professora dos cursos de Administração e MBAs em Gestão da Unisinos Margareth Schreiner apresentou os "Desafios e a formação do administrador na área da saúde". Ela ressaltou que é fundamental que o gestor hospitalar trabalhe de forma integrada com outros profissionais da instituição.
Já Rosane Paixão Schlatter, que desde 2001 faz parte do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA, apresentou as "Perspectivas em Administração: Gestão de CT&I (Ciência, Tecnologia e Informação) nas Instituições de Saúde". Durante a palestra, ela explicou sobre sua experiência em quase duas décadas na Pesquisa do HCPA. Rosane destacou dois pontos essenciais para o sucesso de uma área de Pesquisa. "Duas coisas são importantes para a Gestão de Pesquisa em qualquer instituição, o referencial teórico e a estratégia e o planejamento, principalmente com o apoio da direção de uma instituição," informou.
Conforme a comissão organizadora, já está em planejamento um próximo evento com o foco em Administração.
Créditos: Guilherme Bernst