Grupo Hospitalar Conceição
08.11.2018 REFERÊNCIA

Hospital Fêmina criou livro que explica as rotinas administrativas da instituição

A construção desse manual foi uma das metas e ações da Gerência de Administração e contou com a participação dos diversos setores do hospital
Publicação foi desenvolvida para orientar os profissionais na execução de suas tarefas.

Foi lançado, no final de outubro, no Hospital Fêmina (HF), o livro "Manual de Rotinas Administrativas". A obra foi realizada com o objetivo de explicar passo a passo de cada processo dos serviços administrativos da instituição, além de padronizá-los. A produção desse manual começou em março de 2017 e foi uma das metas e ações da Gerência de Administração, liderada por Denise Maria Jornada Braga.

O livro, que possui 243 páginas, é um documento institucional oficial que foi desenvolvido para orientar os profissionais na execução de suas tarefas. Estão dispostas no manual orientações gerais, siglas dos setores administrativos e fluxos de processos. Esse trabalho tem como maior finalidade prestar aos usuários um atendimento qualificado, além de manter os processos do hospital atualizados e efetivos.

A consultora do livro pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC), bibliotecária Izabel Merlo, explicou o tipo de registro que o livro traz. "Por exemplo, existe a rotina do setor de Higienização. O livro diz claramente a maneira de como isso deve ser feito, para evitar algum tipo de erro, cada rotina possui um padrão, e os funcionários podem ter acesso a isso, fazendo com que dinamize o serviço", esclareceu Izabel.

Cada setor do hospital ficou encarregado de escrever suas rotinas, e todo esse material foi enviado para a enfermeira Elizabete Teles, que organizou o material e, sob orientação técnica da bibliotecária, formatou a publicação seguindo as normas da ABNT. O livro possui o International Standart Book Number (ISBN), que é o sistema que identifica numericamente os livros publicados, garantindo-lhes o direito autoral. Especificamente este livro é uma produção atribuída ao GHC-Hospital Fêmina e à Editora do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que funciona na Biblioteca do Hospital.

Foram feitas 30 cópias da publicação, para que ficassem disponíveis em cada setor do Hospital Fêmina. O próximo objetivo da instituição é publicar o livro on-line, tendo em vista que a biblioteca do GHC representa o Rio Grande do Sul na base de dados Coleciona SUS, do Ministério da Saúde, que está disponível na Bireme, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Creditos: Guilherme Bernst.