O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (LEPES/RMS/GHC) iniciou suas atividades nesta semana. Esta iniciativa surge, de forma inovadora, a partir de demandas de residentes e preceptores dos sete programas existentes, buscando oferecer diferentes espaços institucionais que colaborem para a qualidade de vida no trabalho em saúde e na qualificação formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A inauguração oficial do LEPES está programada para o início de dezembro, quando a reforma do espaço físico na sede da Escola GHC estará finalizada. Apesar disso, já foram realizadas duas ações importantes. A primeira delas é o “Cine Debate”, que ocorreu no dia 13 de novembro. Na ocasião, residentes, preceptores e trabalhadores do GHC foram convidados a participarem de uma sessão de exibição de filme com posterior debate, discutindo temas como ética e saúde mental. Estão previstos encontros mensais neste formato, com um filme e temática diferente a cada mês. As inscrições são abertas no Sistema de Gestão de Cursos do GHC, pelo site cursos.ghc.com.br/SIN.
No dia 14 de novembro, o LEPES promoveu o Curso de Capacitação em Primeiros Socorros Psicológicos, em parceria com a Gerência de Saúde Comunitária do GHC e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse da PUCRS. Neste dia, foram capacitadas 40 pessoas, entre trabalhadores e preceptores do Grupo Conceição, sendo instrumentalizados para o atendimento a situações de crise, catástrofes e traumas. O objetivo foi oferecer ferramentas para intervenção nas primeiras 48 horas após o evento traumático para, assim, prevenir situações de transtornos psicológicos relacionados a traumas e estressores. Uma nova turma está sendo organizada para dezembro, ampliando o acesso dos trabalhadores ao treinamento.