Em comemoração ao Dia Mundial do Cuidado Paliativo, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) promoveu na manhã dessa quinta-feira, dia 29 de novembro, a “4ª Jornada Científica do Serviço de Dor e Cuidados Paliativos do GHC”. A atividade teve como objetivo sensibilizar e qualificar os profissionais do GHC e de outras instituições sobre a importância e as necessidades de cuidados médicos, psicológicos, sociais e espirituais para pessoas com doenças crônicas. O evento ocorreu no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, reunindo cerca de 130 pessoas.
Na mesa de abertura, estavam presentes, o diretor técnico do GHC, Mauro Sparta, o diretor administrativo e financeiro do Grupo, José Ricardo Agliardi Silveira, e o assistente técnico do Serviço de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Newton Barros.
O diretor José Ricardo Agliardi Silveira anunciou no ato a Portaria n° 415/18, que começou a vigorar neste 29 de novembro, e tem a finalidade de instituir o programa de tratamento da dor e cuidados paliativos para promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação em Dor e Cuidados Paliativos, a ser implantado em todas as unidades assistenciais do GHC, respeitadas as competências e características de cada setor, para atendimento a portadores de doenças crônicas.
“Com a implementação desta Portaria, hoje, passa a ser um marco importante para o serviço e para o GHC, na busca pela qualidade e também pelo melhor atendimento ao paciente, por meio dos conceitos da filosofia do cuidado paliativo”, ressaltou o médico do HNSC Newton Barros ao receber em mãos dos dois diretores do Grupo a carta de aprovação da portaria. Para Mauro Sparta, o evento representa uma melhoria no atendimento prestado aos usuários da instituição. “O médico Newton Barros é um entusiasta, pois ele sempre esteve à frente desse processo e viu a necessidade de implementar o serviço no GHC. Hoje queremos homenagear todos que trabalham nesse segmento da Medicina, trabalho que proporciona aos nossos pacientes uma melhor qualidade de vida”, comentou Sparta.
A jornada científica do Serviço de Dor e Cuidados Paliativos contou, pela manhã, com uma série de atividades envolvendo o tema. No primeiro momento, coordenado pela profissional do HNSC Martha Zuardi, foi realizada a primeira miniconferência sobre “Contribuição do Cuidado Paliativo para a Qualificação da Assistência”, apresentada pelo médico Newton Barros. Em seguida, “Desafios na Transição de Cuidados”, foi tema da miniconferência realizada pelo médico Ricardo Pedrini Cruz, do HNSC.
E, encerrando as atividades, a médica da Gerência de Saúde Comunitária do GHC Cledy Eliana dos Santos, a médica do Hospital Fêmina Christina Oppermann, o médico do Hospital Cristo Redentor Sandro Carbonell e o médico do Hospital Criança Conceição Sandro Prezzi debateram em uma mesa-redonda sobre “Cuidados Paliativos no Grupo Hospitalar Conceição”, coordenada pela profissional do Hospital Conceição Fabiana Hauser.
Créditos: Guilherme de Faveri