Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
04.12.2018 APICEON

Profissionais do Centro Obstétrico do Hospital Conceição levam experiência a Pelotas

Prática da assistência humanizada ao parto foi compartilhada
files/img.ptg.2.1.01.15207.jpg
Médico obstetra Cláudio Campello e enfermeira obstetra Camila Borba da Luz (centro), do Hospital Conceição, participaram do evento.

A convite do Grupo Estratégico Local de Pelotas, promovido pelo Projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceON), profissionais do Centro Obstétrico do Hospital Conceição participaram do "2º Seminário de Boas Práticas ao Parto e Nascimento do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas" e da "Oficina de Boas Práticas Neonatais", nos dias 29 e 30 de novembro, com foco no atendimento ao parto e nascimento. O médico obstetra Cláudio Campello e a enfermeira obstetra Camila Borba da Luz foram a Pelotas compartilhar com a equipe do Hospital Escola as experiências da assistência humanizada ao parto, desenvolvida no Hospital Conceição, e destacaram a importância do modelo colaborativo entre médicos e enfermeiros obstetras para qualificar a assistência.

Estavam presentes a mediadora do ApiceON Ana Lúcia Amaral e a representante da Secretaria Estadual de Saúde Gisleine Limma. O objetivo do Projeto ApiceON é promover a qualificação nos campos de atenção e cuidado ao parto e nascimento de acordo com as políticas da Rede Cegonha, buscando ampliar o alcance de atuação dos hospitais na rede SUS e também reformular e aprimorar processos de trabalho e fluxos para adequação de acesso, cobertura e qualidade do cuidado.

Durante seminário, foram discutidos os seguintes assuntos: Boas Práticas Neonatais - contato pele a pele, clampeamento tardio do cordão umbilical, primeiro banho do recém-nascido -, Humanização no Nascimento, Modelo Colaborativo de Assistência ao Parto e Evidências Científicas para Assistência ao Parto. Ao final do evento, foi aberto espaço de discussões, em que os profissionais de saúde da região esclareceram suas dúvidas e demonstraram interesse em ampliar as trocas de experiências com o Hospital Conceição.