Grupo Hospitalar Conceição
05.12.2018 MOMENTO MÁGICO

Pet-terapia alegrou as crianças da Oncologia do HCC

Os pequenos receberam a visita do cão Buzz e de seu estagiário Billy
Crianças interagiram com os cachorros.
O cãozinho "estagiário" Billy aprendendo a conviver com os pequenos.
Já Buzz visita o setor há três anos.
Pet-terapia alegrou crianças e familiares.

O Instituto do Câncer Infantil (ICI), entidade parceira do Hospital Criança Conceição (HCC), realizou atividade lúdica para os meninos e meninas da área de recreação e da internação da Oncologia do HCC na manhã desta quarta-feira, 5 de dezembro. As crianças receberam a visita do cachorro Buzz e, pela primeira vez na instituição, de seu colega Billy - o “estagiário”, como estava estampado em seu uniforme. Os cães alegraram os pequenos com brincadeiras, como pedir para sentar, rolar e darem as patas, também realizaram contas de matemática, onde Buzz e Billy respondiam com latidos.

Para o responsável por adestrar os cães, Jone Batista Cardoso, a ação melhora a autoestima das crianças, que, além de darem carinhos, interagem com Buzz e Billy. “A pet-terapia melhora a imunidade, pressão sanguínea e alivia o estresse dos pequenos. Vários fatores clínicos são alterados para o bem, e a função é esta, trazer uma melhora física para eles. A autoestima deles explode, crianças que estavam tímidas e reservadas quando chegamos, no final, querem participar da brincadeira”, contou Cardoso.

A técnica em educação do HCC Mayara Bittencourt comentou que a visita dos cães quebra a rotina dos pacientes, trazendo um melhor ânimo para as crianças, que convivem diariamente no hospital. “É uma alegria para as crianças fazer essa interação com os cachorros, principalmente com o Buzz, que os visita há três anos. Essa brincadeira e essa troca de afeto, tudo isso faz bem para eles, melhorando a imunidade e o tratamento deles”, salientou Mayara.

Sobre o ICI

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento.

Por meio do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. O ICI também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil.

Creditos: Guilherme de Faveri