Grupo Hospitalar Conceição
13.03.2019 ENSINO E PESQUISA

Serviço de Oftalmologia do HNSC recebe dois oftalmologistas para formação Fellow

Profissionais integram programas de sub-especialização em glaucoma e plástica ocular
Representantes da Gerência de Ensino e Pesquisa e do Serviço de Oftalmologia do HNSC dão boas-vindas aos novos profissionais integrados à instituição.
Coordenador de Ensino Rodrigo de Oliveira Azevedo apresentou estruturas do GHC e da GEP/GHC aos novos profissionais.
Equipe do Serviço de Oftalmologia integra dois novos profissionais para formação de sub-especialidade.

Foi realizada nesta segunda-feira, 11 de março, uma reunião que marcou o ingresso dos médicos oftalmologistas Amanda Soratto Citadin e Pietro Baptista de Azevedo no Serviço de Oftalmologia do Hospital Conceição(HNSC) dentro do programa fellow de formação. Fellow determina uma especialização em sub-especialidade clínica.

Estiveram presentes na reunião o Gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Geraldo Pereira Jotz, a chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Conceição, Helena Pakter, o coordenador de Ensino da GEP, Rodrigo de Oliveira Azevedo, o médico coordenador do setor de Glaucoma do Serviço de Oftalmologia, Egídio Picetti, a coordenadora do serviço de Especialização em Oftalmologia do GHC, Simone Stumpf, o médico do setor de Plástica Ocular do Serviço de Oftalmologia do HNSC Marcelo Golbert, o técnico em educação Daniel Klug e as médicas Aline Rhartbatk e Ivana Guntzel do Serviço de Oftalmologia do HNSC.

Formado em Medicina pela UFRGS, com mestrado em Ciências Médicas pela mesma universidade e residência em Oftalmologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre(HCPA), Pietro Baptista de Azevedo ingressa no programa de Fellow em Glaucoma. A médica catarinense Amanda Soratto Citadin, que ingressa como Fellow em Plástica Ocular, é formada em Medicina pela Unesc e tem residência em Oftalmologia na Santa Casa de Curitiba.

As formações de fellow tem duração de um ano. Neste período, a oftalmologista Amanda Soratto Citadin irá qualificar a prática para o cuidado de pessoas que necessitam de atendimento especializado em plástica ocular, órbita e vias lacrimais. Já o oftalmologista Pietro Baptista de Azevedo vem para aperfeiçoar ainda mais sua competência em glaucoma. O profissional que terá qualificação para o cuidado de pessoas que necessitam de atendimento especializado em glaucoma, já participou do programa Fellow do HCPA da subespecialidade.

O coordenador de Ensino da GEP/GHC, Rodrigo de Oliveira Azevedo, apresentou as estruturas do GHC e da GEP aos novos profissionais. Ao dar as boas-vindas aos profissionais, o gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Geraldo Jotz, reforçou a importância da parceria entre GEP e do Serviço de Oftalmologia do HNSC para criação do novo programa. "É muito importante a opinião de vocês para nós aprimorarmos o programa", falou Jotz aos novos profissionais integrados ao serviço.

A chefe do Serviço de Oftalmologia do HNSC, Helena Parkter, em sua fala agradeceu a parceria com a GEP/GHC. "Foi justamente no momento desta gerência que conseguimos implantar a formação de fellows, o que reflete em toda nossa estrutura". O coordenador do setor de Glaucoma do serviço, Egídio Picetti, destacou o momento como histórico. "Agradeço a diretoria do GHC pelo apoio. A inclusão dos fellows era um desejo nosso de muito tempo". A coordenadora do serviço de Especialização em Oftalmologia do GHC e médica do Setor de Plástica Ocular, Simone Stumpf, reforçou a importância do momento. "Conseguir estruturar o serviço de Residência nestes dez anos, e agora incorporar os fellows representa um grande avanço e crescimento do serviço".

O Serviço de Oftalmologia do HSNC é referência nacional em residência médica em oftalmologia. Com dez anos, o Serviço de Especialização em Oftalmologia do HNSC, presta suporte a toda a rede, integrando serviços dos demais hospitais do GHC. O primeiro fellow do serviço foi incorporado em 2018, para a subespecialização em córneas.

Creditos: Bruno de Barros