A Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RMS/GHC) recebeu, nos dias 18, 19 e 20 de março, visita técnica do Ministério da Educação. O objetivo da vistoria foi avaliar os pedidos de aumento de vagas e criação de dois novos Programas na RMS. Nestes três dias, os avaliadores conheceram as instalações dos quatro hospitais do GHC, das unidades de saúde e do Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde.
Estiveram envolvidos os Programas de Oncologia e Hematologia, Saúde da Família e Comunidade, Atenção ao Paciente Crítico e Atenção Materno-Infantil e Obstetrícia, participando de reuniões com preceptores, residentes e coordenação. Para a coordenadora da RMS/GHC, Thaiani Farias de Castilhos, “esta vistoria possui um caráter pedagógico muito importante, pois permite que, a partir do olhar de fora, os programas percebam suas fragilidades e potencialidades, construindo ferramentas para o enfrentamento dos desafios e potencializando o que já se conquistou em quase 15 anos da residência”.
A partir do relatório produzido pela vistoria, as solicitações serão avaliadas pelas Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Com esta solicitação, pretende-se ampliar os programas e qualificar a formação oferecida na residência, formando profissionais cada vez mais qualificados para atuar no Sistema Único de Saúde, atendendo ao perfil epidemiológico das populações.
O Edital para a Turma 2020 tem previsão de ser lançado em agosto de 2019, prevendo o ingresso de mais de 80 profissionais nos Programas da RMS/GHC para este ano.