Grupo Hospitalar Conceição
15.05.2019 ENFERMAGEM

Hospital Criança Conceição realiza 2º Encontro da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Evento apresentou, entre outros, os indicadores do processo de enfermagem da instituição
Mesa de abertura.
Enfermeira Valquíria Inês Pacheco abordou, em sua palestra, aspectos de segurança do paciente na sistematização da assistência de enfermagem.
Público presente.

A fim de apresentar a sistematização da assistência de enfermagem, visando o aperfeiçoamento e a troca de experiências para uma melhor aplicação da abordagem científica, o Hospital Criança Conceição (HCC) realizou nessa terça-feira, 14 de maio, o segundo Encontro da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

O evento realizado pelo Serviço de Enfermagem do HCC reuniu profissionais do GHC ao longo do dia no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC. Participaram da mesa de abertura o gerente de Unidades de Internação do HCC, Rodney Carvalho, a gerente de Administração do HCC, Denise Jornada Braga, e a responsável técnica de Enfermagem do HCC, Ângela Maria Oliveira da Silva.

Com programação de palestras e mesas de discussão, o evento abordou temas relacionados à segurança do paciente na sistematização de enfermagem, registro de enfermagem como validação da prescrição de enfermagem e os benefícios da sistematização da assistência de enfermagem na organização institucional.

Também foram apresentados indicadores do processo de enfermagem no HCC e discussão de estudos de casos nas áreas de cirurgia e oncologia. A sistematização da assistência de enfermagem na formação profissional foi tema de mesa-redonda que reuniu, além de profissionais da instituição, representantes da UFRGS, Unisinos e Factum.

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) norteia as atividades de toda a equipe de enfermagem e é o instrumento da prática e metodologia da profissão.