Grupo Hospitalar Conceição
11.06.2019 SEGURANÇA DO PACIENTE

Iniciada 3ª Jornada Semana Paciente Seguro

Evento organizado pela Gestão de Riscos do GHC
Da esquerda para direita: a responsável técnica de enfermagem do Hospital Conceição, Karen Viana, o gerente das unidades de internação do HNSC, Rafael Ribeiro, e a enfermeira da Gestão de Riscos do GHC Valquíria Martins.

A fim de qualificar a assistência e disseminar a cultura de segurança na instituição, foi aberta nesta segunda feira, 10 de junho, a 3ª Jornada Semana Paciente Seguro. O evento organizado pela Gestão de Riscos do Hospital Conceição (HNSC) é direcionado aos colaboradores do Grupo Hospitalar Conceição(GHC).

Participaram da mesa de abertura o gerente das unidades de internação do HNSC, Rafael Ribeiro, a responsável técnica de enfermagem do HNSC, Karen Viana, e a enfermeira da Gestão de Riscos do GHC Valquíria Martins.

O gerente das unidades de internação do HNSC, Rafael Ribeiro, destacou a importância das práticas abordadas no evento serem multiplicadas a fim de influenciar positivamente na cultura de segurança na instituição. "O resultado favorável ou desfavorável ao paciente, vai depender do engajamento de todo mundo nas suas competências, de um processo que é multidisciplinar e interdisciplinar", falou o gerente.

A Responsável Técnica de enfermagem do HNSC, Karen Viana, lembrou o surgimento do setor de Gestão de Riscos na instituição. "Um serviço que começou muito pequeno, com algumas pessoas estudando o tema e hoje nós temos um serviço que aborda todos os aspectos da hospitalização, do registro de entrada até a alta do paciente. E que está envolvido em tudo dentro do hospital e que nós começamos a ver a segurança do paciente como algo cultural dentro da instituição", falou a enfermeira ao parabenizar o trabalho desenvolvido.

Em sua fala, a enfermeira da Gestão de Riscos do GHC Valquíria Martins, destacou ações do trabalho desenvolvido pela Gestão de Riscos da instituição. Com ampla atuação, o setor se dedica na organização de ações de educação continuada, investigação de eventos adversos, construção de protocolos junto às equipes assistenciais, vigilância de processos e mapeamento de riscos entre outras atividades. "Esse evento, hoje em sua terceira edição, iniciou como uma ação dentro do projeto Paciente Seguro, do Proardi, do Ministério da Saúde, que trabalha com as metas de segurança do paciente. Atualmente, o setor trabalha com onze unidades de internação no HNSC", destacou Valquíria.

Com uma programação de palestras, o evento destaca assuntos ligados não apenas a assistência direta ao paciente, mas de temas a fim de ampliar o entendimento de segurança e responsabilidade sob a segurança do paciente. "Eu espero que todos aproveitem esse momento de construção e aprendizado e de alguma forma tudo que for abordado interfira dentro do nosso ambiente de trabalho", finalizou Valquíria em sua fala.

A Jornada Semana do Paciente Seguro segue com programação na quarta-feira, dia 12 e sexta-feira, dia 14. Confira abaixo a programação dos próximos dias.

12 de junho de 2019

8h-Credenciamento

8h30min-O Uso da Ciência da Melhoria na Segurança do Paciente
Palestrante-Daniela Cristina dos Santos

10h-Intervalo

10h15min-Identificação de Pacientes na Emergência
Palestrante-Leticia Ramos Nunes

11h15min-Comunicação Efetiva: Escritório de Altas
Palestrante-Jociele Gheno

12h-Encerramento

13h-Credenciamento

13h15min-Ações Desenvolvidas para a Segurança do Paciente no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição
Palestrante-Andréa Cauduro de Castro

14h-Prevenção de Quedas: Desafios e Conquistas em Unidade de Internação
Palestrante-Thais Fernandes dos Santos

15h-Intervalo

15h15min-O Papel do Controle de Infecção Hospitalar no Contexto de Higiene de Mãos
Palestrante-Rosaura Costa Bordinhão

16h-Intervenções de Segurança Desenvolvidas na UTI
Palestrante-Fabiana Henriques Maciel

17h-Encerramento

14 de junho de 2019

8h-Credenciamento

8h15min-Transplante de Medula Óssea (TMO)
Palestrantes-Alessandra Satin e Luciane Pereira Lindenmeyer

9h30min-Desafios para a Implementação do Serviço de (TMO)
Palestrante-Marcelo Eduardo Zanella Capra

10h-Intervalo

10h15min-Morgue: Cuidado pós Morte no Contexto da Humanização e Segurança
Palestrante-Julia Graziela da Cunha

12h-Intervalo

13h-Credenciamento

13h15min-Equipe de Apoio: Atuação na Segurança do Paciente
Palestrantes-Claúdio da Silva e Alexsandra Costa da Silva

15h-Intervalo

15h15min-Ações para Cirurgia Segura
Palestrante-Cíntia Vieira da Rosa

16h15min-Escala de Braden para Estratificação do Risco para o Desenvolvimento de Lesão por Pressão
Palestrante-Camila Alessandra Anastácio

17h-Encerramento

Creditos: Bruno de Barros