Grupo Hospitalar Conceição
11.07.2019 INCLUSÃO

Projeto visa capacitar os funcionários para o preenchimento correto dos dados cadastrais dos usuários

Reunião para detalhar o assunto foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 10 de julho
Centro de Resultados Participação Cidadã reuniu-se com o Grupo de Trabalho para discutir sobre o projeto.

A Gerência de Apoio do Grupo Hospitalar Conceição, por meio do Centro de Resultados Participação Cidadã, reuniu Grupo de Trabalho (GT) para realizar formação e capacitação dos trabalhadores do GHC. A intenção foi discutir os procedimentos no preenchimento dos dados cadastrais dos usuários nas portas de entrada, como emergência, pronto atendimento e ambulatório, a fim de incluir quesitos obrigatórios e necessários na garantia dos direitos dos trabalhadores e usuários do GHC no Sistema Único de Saúde (SUS).

As formações e capacitações irão orientar os trabalhadores das portas de emergências, ambulatórios, pronto atendimento e Serviço de Saúde Comunitária sobre a importância e obrigatoriedade do preenchimento correto de informações nos cadastros dos usuários, seguindo a legislação e normas institucionais para que haja uma excelência no atendimento, respeitando as especificidades de cada pessoa, em relação as informações sobre o quesito raça/cor, orientação sexual/identidade de gênero, religiosidade, acessibilidade e mobilidade.

Os setores envolvidos, em um primeiro momento, na construção das formações e capacitações são Gerência de Apoio, Gerência de Informática, Gerenciamento de Risco- Segurança do Paciente e Faturamento, além da Comissão Especial de Gênero (Cegênero), Comissão Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Ceppir) e Comissão Especial de Acessibilidade e Mobilidade (Ceppam).

Metodologia

A capacitação deverá ser realizada por etapas, organizada por setores, in loco, tendo como plano piloto a UPA Moacyr Scliar, e seguindo para as demais áreas de entrada em atendimento aos usuários do GHC.

As capacitações terão duração de duas horas cada, onde serão apresentados aos trabalhadores das diversas áreas (administrativo, segurança, médicos, enfermagem, etc.), as legislações e orientações vigentes no que tange a coleta de dados, para um correto preenchimento do cadastro dos usuários, bem como também a sensibilização dos mesmos para uma mudança de cultura, respeitando a diversidade.

A Participação Cidadã

O setor é responsável pela implantação e implementação das Ações de Políticas de inclusão no GHC, a partir das atribuições desenvolvidas pelas comissões temáticas: Cegênero, Ceppir e Ceppam.

Creditos: Otávio Silva (Foto)