A Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC, representada pela Profª Marcia Adriana Poll, pelo Dr. Fernando Anschau do Núcleo de Avaliação de Tecnologia (NATs/GHC) e o Médico José Luíz Toríbio Cuadra, Coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Grupo Hospitalar Conceição (Cihdott/GHC) realizaram nesta quinta feira, 11 de julho, visita técnica a Universidade de Caxias do Sul/UCS.
Os profissionais conheceram o Laboratório Prototipagem Rápida da universidade recebidos pelo Prof. da UCS Dr. Carlos Alberto Costa e os alunos do curso de engenharia mecânica Vinicius Dal'lgna e Deiwson da Silva . O laboratório realiza a manufatura de peças por meio do processo de adição de materiais como resinas poliméricas. Nessa técnica não existe a necessidade da fabricação de ferramentas intermediárias, nem limitação quanto a geometria da peça, permitindo a fabricação diretamente do modelo digital.
A visita teve como objetivo central firmar parceria na prototipagem para área de Cranioplastia, reconstrução craniofacial (bucomaxilofacial e cirurgia de cabeça e pescoço), a qual consiste na reestruturação da forma craniana por meio da prototipagem com base na TC que permitirá uma perfeição geométrica na peça que será reposta no paciente, reduzindo o tempo cirúrgico, custos e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Projeto piloto já vem sendo testado pelo Dr. Paulo Valdeci Worm, neurocirurgião do Hospital Cristo Redentor e Gerente de Ensino e Pesquisa do GHC.
Créditos: Ascom GHC