Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
14.08.2019 ENSINO E PESQUISA

GHC promoveu evento sobre ensino prático na saúde

Encontro, realizado no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, discutiu assuntos relacionados da pedagogia à transição para o trabalho
files/img.ptg.2.1.01.18053.jpg
Paulo Worn, André Cecchini e Rodrigo Azevedo compuseram a mesa de abertura do evento.
files/img.ptg.2.1.02.18053.jpg
Maria Beatriz Luce, Maria Marta Borba Orofino, Eduardo Trindade e Daniel Souza estiveram presentes na mesa de debate.
files/img.ptg.2.1.03.18053.jpg
Evento foi realizado no Auditório Jahyr Boeira de Almeida.

Com a intenção de discutir a relação entre o usuário e o profissional da saúde, a Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC) promoveu nesta terça-feira, 13 de agosto, no auditório Jahyr Boeira de Almeida, o evento "Ensino prático na Saúde: da pedagogia à transição para o trabalho. O encontro, destinado a funcionários do GHC, estagiários, residentes, entre outros, buscou ferramentas educacionais para a melhora da relação entre o paciente e os profissionais da saúde, humanizando assim o atendimento.

A mesa de abertura contou com as presenças do diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, André Cecchini, do gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Valdeci Worm, e do coordenador da GEP Rodrigo de Oliveira Azevedo, que valorizaram, em suas falas, o trabalho realizado pela GEP no ambiente hospitalar e comentaram sobre o assunto debatido no evento.

“Hoje, o curso técnico em enfermagem possui uma carga horária de 1.800 horas, sendo 600 delas destinadas a estágios, ou seja, boa parte de prática. Por isso, pensamos na maneira como estamos formando profissionais para trabalhar com essas atividades práticas, trazendo à tona uma questão ética muito importante, a relação dos alunos com os pacientes”, afirmou Rodrigo Azevedo.

Na sequência, uma mesa de debates foi formada, e cada um dos convidados expôs suas ideias em relação ao tema tratado no encontro. A primeira a se manifestar foi a professora da UFRGS Maria Beatriz Luce, que comentou sobre sua experiência na educação dentro da universidade e a importância de um espaço de discussão sobre ensino fornecido no ambiente hospitalar. Em seguida, foi a vez da terapeuta ocupacional do GHC Maria Marta Borba Orofino, que falou sobre suas experiências profissionais no hospital.

Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Trindade, salientou que os residentes possuem, em alguns momentos, um conhecido muito teórico sobre a área da saúde, mas que ainda é preciso evoluir na questão da vivência das situações hospitalares, valorizando, em sua fala, a discussão do evento para capacitar e humanizar o atendimento ao usuário. Por fim, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Daniel Souza, destacou a relevância do assunto tratado. Ainda ocorreu uma nova mesa de debates, onde complementos foram feitos e dúvidas foram tiradas.

Créditos: Otávio Silva