Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
30.08.2019 PREVENÇÃO

GHC promove evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

Solenidade ocorreu nessa quinta-feira, 29, no Auditório Jahyr Boeira de Almeida
files/img.ptg.2.1.01.18295.jpg
Marina Machado Dias e Marcelina Bauerfeldt.
files/img.ptg.2.1.02.18295.jpg
Adoecendo com o Cigarro foi o tema da palestra ministrada pela médica Elaine Segura.
files/img.ptg.2.1.03.18295.jpg
Médica Carla Tatiana Martins de Oliveira falou sobre O Pulmão e o Cigarro.
files/img.ptg.2.1.04.18295.jpg
Coral Conceição cantou músicas populares.
files/img.ptg.2.1.05.18295.jpg
Público esteve atento às palestras.

Com a intenção de promover um espaço de discussão sobre os malefícios e os danos causados à saúde pelo uso do cigarro, o GHC promoveu, nessa quinta-feira, 29 de agosto, evento alusivo ao Dia Nacional do Combate ao Fumo. A solenidade, ocorrida do auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Cento Administrativo do GHC, foi direcionada a funcionários, residentes, estagiários e o público externo.

O evento iniciou-se com o Coral Conceição, que, sob a regência do maestro Agostinho Ruschel, entoou cânticos populares. Em seguida, a mesa de abertura foi formada, com as presenças da presidente da Comissão de Controle do Tabagismo do Grupo Hospitalar Conceição, Marcelina Bauerfeldt, e da gerente de Administração do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Marina Machado Dias, que fizeram suas considerações sobre o assunto debatido. Marcelina destacou a importância da colaboração de funcionários e estagiários do Grupo para a promoção da saúde dentro dos hospitais e também no auxílio no combate ao uso dos cigarros. Já Marina elogiou o trabalho realizado pela Comissão de Controle do Tabagismo do GHC e reiterou a importância das discussões realizadas no evento para a promoção da saúde.

Durante a manhã, ocorreu a palestra "Adoecendo com o Cigarro", ministrada pela médica Elaine Segura. Em sua fala, ela demonstrou preocupação com os jovens, ao comentar sobre o uso de narguilé. O consumo por meia hora, segundo a médica, equivale ao uso de 100 cigarros. Elaine também comentou sobre o uso de outras substâncias em conjunto com o narguilé, potencializando assim os malefícios causados à saúde. O evento encerrou-se pela tarde com a palestra "O Pulmão e o Cigarro", ministrada pela médica Carla Tatiana Martins de Oliveira. Ela comentou sobre as doenças causadas pelo uso do cigarro e reiterou os perigos de cigarros eletrônicos .

Fumantes no Brasil

No último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, foi apontado que o país conta atualmente com 9,3% da população fumante. No Rio Grande do Sul, 14,4% da população faz uso do cigarro, sendo o Estado líder no consumo do tabaco. As complicações geradas pelo cigarro, segundo apontamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2017, foram a causa da morte de mais de 150 mil brasileiros.

Créditos: Otávio Silva