Foi realizada nessa segunda-feira, 18 de novembro, na Unisinos Porto Alegre, a “3º Mostra de Experiências em Atenção Primária à Saúde (APS) - GHC". O evento teve como objetivo compartilhar as experiências dos residentes e dos trabalhadores das doze unidades de saúde do Grupo Hospitalar Conceição.
A mesa de abertura contou com a participação do gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Worm, da gerente da Saúde Comunitária do GHC, Helena Cunha, da coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do GHC, Carla Hofmeister, e da representante da comissão organizadora do evento e também supervisora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Luciana Barone.
A representante da comissão organizadora Luciana Barone, deu início às falas, relatando que um dos principais objetivos dessa terceira edição é fazer uma discussão de como articular o ensino com o serviço, já que a residência é uma formação em serviço. Destacou também a parceria entre a Residência Multiprofissional em Saúde, a Residência Médica e a Gerência de Saúde Comunitária, em que, no mínimo, oito núcleos profissionais discutiram o processo de trabalho e o que as unidades produzem. A coordenadora da Coreme GHC, Carla Hofmeister, destacou que a mostra é importante para os profissionais exporem suas atividades e trocarem ideias. A gerente da Saúde Comunitária do GHC, Helena Cunha, ressaltou a receptividade do evento que contou com 24 trabalhos inscritos para a mostra, e o momento de aprendizado para todos presentes. O gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Paulo Worm, salientou que a APS do GHC é uma das referências no país, sendo fundamental a ideia do encontro de apresentar os trabalhos que são realizados.
Após a mesa de abertura, foi realizado o “Painel: Rumos da Integração Ensino-Serviço”, que contou com a participação da coordenadora Luciana Barone e dos convidados, responsável técnico da Medicina Comunitária, Juliano Barcellos, responsável técnico da Odontologia Egídio DeMarco, também orientadores da residência, e a professora universitária de Psicologia da UFRGS, Vera Pasini.
Ao decorrer do dia, foram realizadas as apresentações e debates de experiências sobre os temas: “Acesso”, “NASF”, “Integração Comunitária”, “Reorganização de Serviço/Processo de Trabalho”, “Condições Crônicas: Diabetes”, “Estratégias Intersetoriais - PSE”, “Formação Profissional”, “Grupo de Mulheres”, “Experiência com Imigrantes”, “Interdisciplinaridade/Intersetorialidade em Abordagens na Infância” e “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)”.
Créditos: Marcus Oliveira