Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
10.03.2021 NA PANDEMIA

Banco de Sangue do GHC tem estoque baixo e necessita de doações com urgência

Neste momento, O +, B + e AB - são os mais necessários
files/img.ptg.2.1.01.23570.jpg
Marlene de Morais Porto realizando a doação de sangue.
files/img.ptg.2.1.02.23570.jpg
Baixo estoque de sangue gera urgência para novas doações.

O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) está no limite mínimo de seu estoque. O agravamento causado pela Covid-19 não só lotou leitos de UTIs, como também ocasionou a diminuição da média móvel de doadores por dia, atualmente, cerca de 20 doadores realizam a doação, o ideal seriam 80. Os tipos sanguíneos mais urgentes são O +, B + e AB -.

Enfermeira no Hospital Conceição, Nadine Oliveira reforçou o pedido para os doadores: “O sangue é insubstituível, as necessidades durante a pandemia seguem as mesmas, porém, as doações caíram muito neste período. Por isso, precisamos de mais doadores”, afirma.

Tomando todas as precauções necessárias ao combate da Covid-19, Marlene de Morais Porto não deixou de realizar sua doação. Doando pela segunda vez, Marlene disse, “é o mínimo que podemos fazer para ajudar o próximo”. Marlene ainda explica que pretende seguir doando sempre que possível, “é um ato nobre, sempre estão precisando”, completa.

O Banco de Sangue do GHC é responsável pelo abastecimento de sangue dos hospitais Conceição, Criança Conceição, Fêmina e Cristo Redentor.

O serviço está localizado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2º andar. Aberto para doação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, aos sábados, das 7h30min até 12h, com limite de 60 doações no sábado. Para doar sangue, a pessoa necessita ter mais de 50 kg, ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos, para menores de 18 anos realizarem a doação, é necessário o consentimento formal do responsável. Para mais informações, clique aqui.

Créditos: Angelo Pieretti