O estudo multicêntrico sobre o tratamento em pacientes com câncer de próstata metastático comparou pacientes que usaram uma nova medicação, o Ipatasertibe, combinada com o medicamento Abiraterona, já utilizado na rotina dos pacientes, com pacientes que usaram somente o Abiraterona. Foi demonstrado que os que fizeram uso das duas drogas combinadas tiveram controle da doença por mais tempo.
Além disso, conforme explica o médico oncologista Gustavo Vasconcelos Alves, que está à frente desta pesquisa no Hospital Conceição (HNSC), a combinação com o novo medicamento apresentou benefícios principalmente em pacientes com perda de PTEN – gene supressor tumoral, cuja perda da expressão leva a um pior prognóstico da doença. Outra vantagem apontada por Alves é que a combinação dos dois medicamentos, que são tomados por via oral, proporciona aumento do tempo que o paciente fica livre da quimioterapia, tratamento mais debilitante.
Esse estudo, que envolveu diversos países desde 2017, teve a participação de quatro centros no Brasil, em São Paulo, Belo Horizonte, Natal, além do Hospital Conceição, única instituição gaúcha. 25 pacientes participaram no HNSC, o maior número de recrutados no país.
O estudo foi publicado na revista inglesa The Lancet, uma das principais revistas médicas científicas do mundo, no último dia 10 de julho. Segundo Alves, demonstra a importância da pesquisa clínica para o hospital e os pacientes. “Para o Hospital Conceição, além da produção de conhecimento, o coloca na vanguarda no tratamento oncológico. Também dá oportunidade para os pacientes do SUS de terem acesso precoce a novos tratamentos muitas vezes não disponíveis no sistema público, bem como auxilia na redução da fila de acesso ao SUS para atendimento oncológico”.
Alves ainda destaca que a “condução deste estudo clínico na instituição somente foi exequível graças ao trabalho multidisciplinar de toda a equipe do Centro Integrado de Pesquisa em Oncologia e da colaboração do Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição e da Gerência de Ensino e Pesquisa para o desenvolvimento do projeto com qualidade e inovação”.
Clique no link abaixo para acessar a publicação da revista The Lancet.
https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(21)00580-8/fulltext
Créditos: Andréa Araujo (Texto). Mateus Luz (Foto).