A Unidade de Saúde Jardim Itu inaugurou, recentemente, a sua biblioteca, denominada Livro-Livre, assim como o início do novo mural colaborativo Palavra Viva.
Na ocasião, foi promovido um encontro entre diferentes formas de expressão artística, como declamação de poesias e contos, por parte de integrantes da equipe e das participantes da Oficina de Escrita Criativa da Unidade. À palavra declamada misturou-se, também, com a palavra cantada e ao violão, com a presença de três músicos do território da unidade. O evento foi aberto à comunidade e todas as medidas de biossegurança mantidas.
Sobre a Biblioteca
Foram aproximadamente 2 meses de captação de contribuições por meio de campanha de doação de livros. Além disso, foi confeccionada nova estante com rodinhas, ampliando a capacidade da biblioteca e possibilitando a sua itinerância, sendo comumente deslocada para o pátio da unidade, espaço de maior circulação e espera de usuários. A dinâmica da biblioteca segue a anterior à pandemia, a partir de trocas e sem necessidade de devolução nem registros, prezando pela autonomia e liberdade.
Sobre o Mural
Durante esse período, também foi idealizado e construído um novo mural na sala de espera, o qual se denominou Palavra Viva. Nele, é possibilitado aos usuários deixarem escritos recados, poemas de sua autoria ou não, compondo a ambiência da sala de espera e proporcionando espaço de expressão.
A unidade segue recebendo contribuições e, em caso de excedente à capacidade de armazenamento, estes são direcionados a outras bibliotecas comunitárias da cidade.
Créditos: Fotos (Arquivo pessoal)