Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
26.11.2021 MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Gerência de Apoio do GHC realizou o 1º Simpósio sobre a Saúde da População Negra

files/img.ptg.2.1.01.25735.jpg
Renata Lopes, Janaína Rodrigues, Vera Beatriz Soares e Ivana Varella foram as palestrantes do evento.
files/img.ptg.2.1.02.25735.jpg
Gerente de Apoio Élcio Carvalho e diretores do GHC saudaram o público presente e destacaram relevância do tema.
files/img.ptg.2.1.03.25735.jpg
O evento contou com a presença de funcionários, alunos da Escola GHC e Jovens Aprendizes.

A Gerência de Apoio do Grupo Hospitalar Conceição realizou nessa quinta-feira, 25 de novembro, o 1º Simpósio sobre Saúde da População Negra. O evento teve como objetivo apresentar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e abordou temas como as “Consequências dos determinantes sociais durante a pandemia de Covid-19” e a “Importância da contribuição negra no mundo”.

"Queremos discutir pontos sobre a saúde da população negra, onde pode ser identificada a prevalência de casos de anemia falciforme, diabetes, hipertensão e deficiência de glicose, por isso, é importante que tenha uma política de saúde pública bem desenvolvida para essa população", afirmou o gerente de Apoio do GHC, Élcio Carvalho. "Com o simpósio, pretendemos difundir ideias de equidade para a nossa sociedade", completou.

A primeira palestra do evento abordou a “Saúde da população negra, racismo estrutural e desigualdades sociais”, ministrada pela coordenadora da Gerência de Apoio do GHC, Vera Beatriz Rodrigues Soares. Para ela, há a necessidade de se falar sobre o racismo que existe no Brasil, e o simpósio serviu para fazer uma reflexão de como as pessoas podem enfrentar esse problema social. Vera acrescenta que é preciso que a sociedade seja mais igualitária e que haja políticas públicas de equidade, pois 56 % da população do país se declaram negra, conforme dados do IBGE. Além disso, o evento proporcionou um ambiente de conversa com o público presente para entender como casos de discriminação racial podem ocorrer e como lidar com esses conflitos.

O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira afirmou que a diretoria apoia essa iniciativa e espera que mais palestras sobre o tema sejam realizadas. O diretor-técnico do GHC, Francisco Paz ressaltou a importância de eventos que se propõem a discutir questões raciais dentro da área de saúde e reforça a relevância de agir contra o racismo que existe em nossa sociedade. O diretor administrativo do GHC, Moises Prevedello, concluiu dizendo que a conscientização é muito importante para nos tornarmos uma sociedade mais justa e igualitária.

Créditos: Johan Strassburger (Texto) Bárbara Machado (Foto)