Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
25.02.2022 PARCERIA

Secretário de Saúde Mauro Sparta participa de reunião no GHC

files/img.ptg.2.1.01.26381.jpg
Diretores do GHC, Moises Prevedello, Cláudio Oliveira e Francisco Paz, com Mauro Sparta (máscara azul).
files/img.ptg.2.1.02.26381.jpg
Gerentes das diversas unidades do GHC expuseram ao secretário as necessidades a serem enfrentadas.

A convite da Diretoria do Grupo Hospitalar Conceição, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, participou de reunião, nessa quinta-feira, 24 de fevereiro, para tratar de assuntos comuns do GHC e da SMS. O encontro foi realizado na Diretoria do GHC com a presença dos diretores e de gerentes das diversas unidades do Grupo.

Entre os temas abordados esteve a viabilidade de edificação de nova sede para a Unidade de Saúde Coinma, tendo em vista o compromisso da Prefeitura de destinar recursos para o GHC para a construção de uma unidade de saúde nova, o que está em tratativas.

Também foi feito relato para o secretário da frequente superlotação da UPA Moacyr Scliar. Sobre o que ele se prontificou em conversar com os hospitais da rede.

O Cristo Redentor apontou a questão do atendimento de baixa complexidade do trauma em Porto Alegre, onde somente o HCR e o HPS estão dando suporte. Questão essa que deve ter uma solução definitiva nos próximos meses.

Já o Hospital Criança Conceição relatou sobre a grande procura da Emergência Pediátrica e referiu que há necessidade de reforçar o atendimento de puericultura na atenção primária.

Outro tema abordado foi o fato de que o GHC tem sido responsável por 50% dos partos de Porto Alegre, causando sobrecarga para as equipes. O secretário ressaltou que, com o fechamento da obstetrícia da PUC, a sobrecarga tem decaído principalmente sobre os hospitais Fêmina e Presidente Vargas e disse ser sensível a este problema.

O Hospital Conceição relatou sobre a atual situação da Emergência, cuja procura tem sido de cerca de 80 paciente por dia, e também sobre as tratativas para o atendimento do Serviço de Cardiologia.

Conforme o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, a reunião foi profícua, com o secretário Mauro Sparta receptivo em acolher às necessidades do Grupo Conceição.

Créditos: Andréa Araujo (Texto). Bárbara Machado (Fotos).