Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
24.05.2022 SAÚDE MENTAL

No Mês da Luta Antimanicomial, CAPS AD III Passo a Passo promove atividades sobre saúde mental

files/img.ptg.2.1.01.27011.jpg
Equipe multiprofissional do CAPS AD III Passo a Passo promoveu oficinas em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial.
files/img.ptg.2.1.02.27011.jpg
Sala de grupos se transformou em cinema para exibir o filme “Nice: O Coração da Loucura”.
files/img.ptg.2.1.03.27011.jpg
Usuários escreveram o que é saúde mental para eles em “pezinhos”, simbolizando os passos que dão nome ao CAPS.

Em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio, e com o objetivo de mobilizar para a data, o Grupo Ser Cidadão do CAPS AD III Passo a Passo, juntamente com as residentes multiprofissionais do Programa de Saúde Mental do Grupo Hospitalar Conceição, propuseram uma série de atividades a serem desenvolvidas com os usuários do serviço.

Em um primeiro momento, foi realizada atividade com usuários da Permanência 24h, que constituiu em colorir cartões impressos com frases e fotos sobre a temática. Estes cartões foram colados na recepção do serviço.

Após, em um dos encontros do Grupo Ser Cidadão, foi feito uma introdução da temática com vídeo ilustrativo sobre como era tratada a saúde mental no país e como é atualmente, com abertura para o debate. Além disso, realizaram atividade no qual escreveram o que é saúde mental para eles em “pezinhos”, simbolizando os passos que dão nome ao CAPS. Este mural ficará disponível durante todo o mês de maio para que a população que acessa o serviço possa expressar o que pensa e sente sobre o que é saúde mental para si.

Também foi realizado o “Cine Passo a Passo”, no qual a sala de grupos foi transformada em um cinema para exibir o filme “Nice: O Coração da Loucura” (2015), de direção de Roberto Berliner, com direito à pipoca e refrigerante. Neste dia, cerca de 15 usuários participaram e, ao final do filme, fizeram um pequeno debate sobre a importância da saúde mental pública e de qualidade para todos. Além disso, foi realizada segunda atividade com os usuários da Permanência 24h, inspirada pelo filme assistido, na qual foi proposta uma oficina lúdica sobre o tema de saúde mental. Foi ilustrado com diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, cola colorida e canetas hidrocor, como os mesmos percebem sua saúde mental.

Por fim, foi planejada a participação, juntamente com profissionais da equipe, no evento que ocorrerá no Parque da Redenção, no dia 28 de maio, às 10h.

Participaram do planejamento e execução das atividades as assistentes sociais Kelly Nunes e Vera Farias; as residentes multiprofissionais Bruna Scheffer (enfermeira), Débora Kaiser (psicóloga), Débora De Bastiani (terapeuta ocupacional), Iata Amaral (assistente social) e Juliana Félix (assistente Social).