Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
07.02.2023 COMBATE AO CÂNCER

IGCC apresentou no GHC plataforma para coleta de dados sobre câncer de pele no RS

Evento marcou a Semana Mundial de Combate ao Câncer
files/img.ptg.2.1.01.28259.jpg
Encontro reuniu representantes da Saúde.
files/img.ptg.2.1.02.28259.jpg
Diagnóstico precoce do melanoma foi o tema central.
files/img.ptg.2.1.03.28259.jpg
Diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, deu as boas-vindas aos participantes.
files/img.ptg.2.1.04.28259.jpg
Representante da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Costa destacou a importância do diagnóstico precoce.
files/img.ptg.2.1.05.28259.jpg
Coordenador da Onco-Hematologia do Hospital Conceição, Marcelo Capra falou sobre a Linha de Cuidado no Câncer.

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Prefeitura de Porto Alegre, realizou nesta terça-feira, 7 de fevereiro, uma reunião para debater o contexto do câncer no RS e na Capital. Participaram do encontro os diretores do GHC, Cláudio Oliveira, Francisco Paz e Moises Prevedello, além de representantes das secretarias estadual e municipal da Saúde, do IGCC, da MSD e da empresa Thummi.

O evento, que marcou a Semana Mundial de Combate ao Câncer, teve também o lançamento do Thummi Skin: plataforma de coleta de dados sobre câncer de pele, em especial melanomas. Desenvolvida pela Thummi, empresa sedeada no Tecnopuc, tem como objetivo abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com informações para a prevenção da doença. Por meio de imagens colhidas na plataforma, médicos especialistas poderão diagnosticar e encaminhar os pacientes do SUS para atendimento oncológico. Dessa forma, estima-se agilizar o processo em até dois meses e otimizar as esperas por consultas de oncologia no SUS.

Além disso, o projeto envolve também a capacitação e a qualificação dos profissionais de atenção básica para o rastreio de pessoas com lesões de pele, bem como o desenvolvimento de melhores práticas que facilitem o diagnóstico precoce do melanoma. Este é o mais perigoso tipo de câncer de pele, pois pode provocar metástases (disseminação do câncer para outros órgãos), e considerado também o mais letal.

Conforme o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, a Diretoria é parceira destas ações, e o GHC cumpre um papel de protagonismo nesse projeto.

Criado em 2021 a partir da iniciativa do City Cancer Challenge Foundation em Porto Alegre, o IGCC é o parceiro local de sustentabilidade do C/Can. Por intermédio de uma atuação multissetorial, o IGCC busca transformar a realidade da prevenção e do tratamento do câncer, qualificando as políticas de saúde, aprimorando a governança e atualizando as informações e dados sobre a doença.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o quarto estado com maior incidência de casos de melanoma no país, atrás apenas de SP, MG e SC, e estima a incidência de 570 novos casos de melanoma por ano para 100 mil habitantes no RS. Se descoberta em estágio inicial, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), há cerca de 8.450 novos casos de melanoma ao ano no Brasil e a média de idade é de 57 anos para o diagnóstico e de 67 anos para óbitos ocasionados pela doença.

Créditos: Patrick Almeida e Natália Piva (Fotos).