Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
21.06.2023 E-SUS

Diretoria do GHC e Gerência da Saúde Comunitária realizam reunião ampliada sobre o e-SUS

files/img.ptg.2.1.01.28861.png
Presentes à mesa estavam o Diretor-Presidente do GHC, a Gerente da Saúde Comunitária e, de forma remota, os representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde.
files/img.ptg.2.1.02.28861.jpg
Cerca de 100 funcionários do serviço de Saúde Comunitária estiveram presentes na reunião ampliada.

Nessa terça-feira, 20 de junho de 2023, a Diretoria do Grupo Hospitalar Conceição e a Gerência de Saúde Comunitária (GSC) estiveram reunidas junto aos representantes do Ministério da Saúde e aos da Secretaria Municipal da Saúde, apresentando aos trabalhadores o projeto de implantação do prontuário eletrônico e-SUS, os planos da nova gestão para o Serviço de Saúde Comunitária (SSC) e a proposta de aquisição dos terrenos onde, atualmente, estão situados os espaços do Serviço de Saúde Comunitária.

"A plataforma eletrônica do e-SUS está prestes a completar 10 anos, e nós, do GHC, vamos implementá-la. Iremos nos adaptar e aprender o que for necessário para realizar a melhor transição possível para a plataforma", disse o Diretor-Presidente do GHC, Gilberto Barichello.

A Gerente da Saúde Comunitária, Gerusa Bittencourt, explicou que a ferramenta tem se mostrado eficiente para integração de serviços da Atenção Primária em Saúde em nível nacional e esse é o principal motivo para a transição de sistemas da Saúde Comunitária do GHC. “Desde 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, o SCC utiliza uma adaptação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) usado, antes, apenas no ambiente hospitalar do GHC", esclarece Gerusa.

Estiveram também presentes à sessão, além do Diretor-Presidente do GHC, Gilberto Barichello e da Gerente da Saúde Comunitária, Gerusa Bittencourt, o Coordenador-Geral de Projetos e Inovação na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Rodrigo Gaete e o Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, os quais, mesmo de forma remota, firmaram o compromisso de prestarem suporte nessa transição, além de garantirem a vinculação dos serviços prestados pela GSC ao GHC.

Créditos: Rhuan Alexander da Silva Dornelles (Texto), Carolina Feijó Bitencourt Voigt (Texto) e Vitor Jacques (Texto / Fotos)