Foi realizada nesta segunda-feira, 28 de agosto, a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo, com a participação do Coral da Aserghc. O evento é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes dos hospitais Conceição e Criança Conceição (CIPA-HNSC/HCC).
Um dos principais temas abordados durante as palestras deste ano é o combate ao assédio sexual e moral dentro do GHC, assunto que, embora já tenha sido discutido em anos anteriores, ganhou agora maior ênfase por conta da portaria que determinou que a CIPA passe a incorporar a luta contra o assédio em ambiente de trabalho como uma de suas funções.
A mesa de abertura foi composta pelo gerente de Administração do HNSC, Alvarim de Souza Severo, pelo presidente da CIPA, Mário Rodrigues dos Santos, pelo vice-presidente da CIPA, Cícero Marques Rodrigues, pela secretária da CIPA, Viviane Santana, e pelo relações públicas da CIPA, Jairton Prates.
A manhã foi marcada por palestras sobre formas de prevenção de acidentes com perfurocortantes e assédio sexual e moral em ambiente de trabalho, este segundo tema abordado pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo. O diretor administrativo e financeiro do GHC, João Constantino Pavani Motta, esteve presente no evento.
Confira a programação do resto do evento:
Mezanino HCC
20h30min - "Assédio no trabalho em saúde", com a enfermeira da Emergência do HNSC Doutora Maristela Losekan;
29/08 (terça-feira) - Auditório Jahyr Boeira de Almeida
• 8h30min - "Ética e canais de denúncia do GHC", com a gerente de Governança e Ética do GHC, Rozelainda Ziegelmann;
• 10h30min - "Felicidade, eu aceito?" com psicólogo da Gestão do Trabalho;
• 14h - "De Sedentário a maratonista: com a palavra Doutor Abruzzi!";
• 15h30min - "Inteligência emocional nas relações de trabalho", com o Master Coach Edison Negreiros de Lemos;
Mezanino HCC
• 20h30min - Repete-se a palestra "Assédio no trabalho em saúde".
30/08 (quarta-feira) - Auditório Jahyr Boeira de Almeida
• 08h30min - Repete-se a palestra "Inteligência emocional nas relações de trabalho";
• 10h30min - "O corpo responde ao meu comer", com a coordenadora do Curso Técnico em Nutrição da Escola GHC, Bianca Alves;
• 14h - Repete-se a palestra "Felicidade, eu aceito?";
• 15h30min - Mesa Redonda - "Reflexão sobre acidentes perfurocortantes: podemos preveni-los!", com, as enfermeiras Daisy Duarte e Georgia Conceição, a técnica em Segurança do Trabalho Lisiane Carvalho e a coordenadora da Higienização do HCC, Josiane Souza.
Mezanino HCC
• 20h30min - "Co-responsabilidade na Prevenção de Incêndios/PPCI";
31/08 (quinta-feira) - Auditório Jahyr Boeira de Almeida
• 08h30min - Repete-se a palestra "Co-responsabilidade na Prevenção de Incêndios/PPCI";
• 10h30min - "Você sente dor durante o trabalho?", com fisioterapeuta do HNSC;
• 14h - Repete-se a palestra "Ética e canais de denúncia do GHC";
• 15h30min - Repete-se a palestra "Assédio no trabalho em saúde".
Mezanino HCC
20h30min - Repete-se a palestra "Co-responsabilidade na Prevenção de Incêndios/PPCI".
01/09 (sexta-feira) - Auditório Jahyr Boeira de Almeida
• 08h30min - Repete-se a palestra "Assédio no trabalho em saúde";
• 10h30min - "Você enxerga seu capacitismo?";
• 14h - "CIPA: sua legislação e novas atribuições no trabalho", com o advogado Fabiano Machado da Rosa;
• 15h30min - Encerramento com apresentação artística de profissionais do GHC.
Créditos: Patrick Almeida