No dia 26 de outubro, foi realizada a formatura do Curso de Promotores e Promotoras em Saúde da População Negra, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre, e funcionários e residentes do Grupo Hospitalar Conceição estavam entre os formandos. Todo ano, desde 2012, profissionais do GHC participam do curso.
"O curso oportuniza o debate sobre o racismo e como ele impacta o SUS, além de instrumentalizar os profissionais a serem multiplicadores dessas discussões nos ambientes em que estiverem inseridos", explica a gerente de Atenção Primária à Saúde do GHC, Gerusa Bittencourt.
O curso da Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza 100 vagas para todo o município, o que, de acordo com Gerusa, não supre as necessidades do GHC. Por conta disso, a gerente afirma que vem sendo estudada, em parceria com a Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir/GHC), uma forma de se desenvolver um curso similar no Grupo.
Créditos: Patrick Almeida (texto) Gerusa Bittencourt (foto)