Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
21.12.2023 INOVAÇÃO E SAÚDE

Serviço de Cirurgia Cardiovascular realiza procedimento inovador no HNSC

files/img.ptg.2.1.01.30561.jpg
Foto da cirurgia inovadora realizada no dia 13 de dezembro no HNSC.

O Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospitalar Nossa Senhora da Conceição, vinculado ao Grupo Hospitalar Conceição, realizou, no dia 13 de dezembro de 2023, a primeira cirurgia para correção de defeito do septo interatrial por meio de técnica inovadora de Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva Vídeo-Assistida.

O método utilizado é novidade no contexto do Sistema Único de Saúde e permite retorno breve às atividades, buscando melhoria da assistência ao usuário. A paciente, de 49 anos, foi extubada ainda em sala cirúrgica e recebeu alta hospitalar em 4 dias de pós-operatório.

A cirurgia envolveu a participação de equipe multidisciplinar composta por Cirurgiões e Médicos Residentes do Serviço de Cirurgia Cardiovascular, além de profissionais da anestesiologista, perfusionista, equipes de Enfermagem do Bloco Cirúrgico, de pré e pós-operatório.

Serviço de Cirurgia Cardiovascular completa 50 anos no GHC

Em dezembro de 2023, a cirurgia cardiovascular completa 50 anos de existência como modalidade cirúrgica realizada no Grupo Hospitalar Conceição. O serviço foi inaugurado do dia 07 de dezembro de 1973 pelo Dr. Adib Domingos Jatene, professor, acadêmico, médico, ex-ministro que se tornou conhecido e respeitado internacionalmente pelas inovações implantadas por ele no campo da cirurgia do coração.

Créditos: Equipe de Serviço de Cirurgia Cardiovascular (Revisão: Denise Mantovani)