Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
07.06.2024 CÂNDER DE MAMA

Pesquisa com a participação do Hospital Conceição é publicada na revista Nature Medicine

No dia 2 de junho, a conceituada revista científica “Nature Medicine” publicou um trabalho inédito com uma nova terapia biológica para o tratamento do câncer de mama metastático HER2 positivo. Tipo de câncer de mama agressivo que incide em 20% das mulheres com esta doença. A droga alvo combo de uma combinação de um anticorpo específico trastuzumab, espécie de vacina, associado a um quimioterápico chamado Deruxtecan (Trastuzumabe-Deruxtecan) administrado por injeção intravenosa a cada 21 dias.

Este estudo teve como objetivo comparar a segurança e eficácia do Trastuzumabe Deruxtecan (T-DXd) e do Trastuzumabe Emtansine (T-DM1) no tratamento de pacientes com doença avançada ou metastáticas, apresentando tumores de mama com expressão do biomarcador HER2, que já haviam realizado tratamento quimioterápico prévio.

Foi realizado em diferentes centros de pesquisa de todos os continentes, incluindo o Hospital Nossa Senhora da Conceição, por meio do médico mastologista e pesquisador José Luiz Pedrini.

Ao todo, foram avaliadas 261 pacientes em uso de T-DXd (novadroga) e 263 em uso de T-DM1 durante o estudo. As pacientes tratadas com T-DXd apresentaram maior tempo de sobrevida livre de progressão da doença quando comparadas com as pacientes tratadas com T-DM1 durante todo o período do estudo (T-DXd 29 meses versus T-DM1 7,2 meses).

Os autores também avaliaram a sobrevida livre de progressão em 24, 36 e 48 meses, e os resultados de T-DXd continuaram a se mostrar melhores que de T-DM1. Em 24 meses a sobrevida livre de progressão da doença no grupo T-DXd foi de 55,8% versus 20,6% no grupo T-DM1, em 36 meses 45,7% T-DXd versus 12,4% T-DM1, e em 48 meses 41,5% T-DXd versus 9,9% T-DM1

De acordo com José Luiz Pedrini, trata-se de um importante avanço e esperança na ajuda daquelas mulheres que têm a doença ou as que têm o retorno da doença após o tratamento inicial. ‘‘É uma droga promissora que surpreendeu a todos cientistas, pois nunca houve uma diferença tão grande entre a melhor droga até então e a nova droga,” assegurou.