Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
18.12.2024 MAIS SAÚDE

Hospital Criança Conceição e Serviço de Pedagogia da UFRGS firmam parceria

O Projeto Geringonça transforma o hospital em um ambiente mais acolhedor e menos assustador para os pequenos, promovendo bem-estar e desenvolvimento.
files/img.ptg.2.1.01.34025.jpg
Elisa Motta, estudante do projeto Geringonça, interage com os pequenos.
files/img.ptg.2.1.02.34025.jpg
Equipe do HCC e do Serviço de Pedagogia da UFRGS.
files/img.ptg.2.1.03.34025.jpg
Um carrinho de limpeza, passou a ser a Geringonça da Vovó Traquitana, das Famílias Drufs e dos Doendes e Gnominhas de Natal.
files/img.ptg.2.1.04.34025.jpg
Os encontros do projeto ocorrem na Sala de Recreação do Hospital.

Em busca de constantes atualizações em saúde e, principalmente, do oferecimento de um ambiente mais acolhedor e confortável para as crianças, desde novembro, o Hospital Criança Conceição (HCC) estabeleceu uma parceria com o Serviço de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com o Projeto Geringonça: Pedagogias e Ecologias da Diferença, uma iniciativa que começou em 2016, é possível unir educação, arte e saúde, por meio de intervenções universitárias.

O gerente de administração do HCC, Diego Kurtz, relata que, durante 15 anos, foi fisioterapeuta na Unidade de Tratamento Intensivo da instituição e, neste período, sempre utilizou brincadeiras para tornar o momento mais leve para os pequenos. “É importante pensar em um hospital que receba as crianças com uma navegação positiva pelas suas instalações, construindo uma boa jornada do paciente, para que ele tenha lembranças e referências agradáveis do HCC”, salienta. Seguindo essa linha, a Gerência iniciou uma busca pela indução do lúdico, indo além das paredes pintadas e dos espaços de recreação, e neste contexto se encaixa o Projeto Geringonça.

A idealizadora e coordenadora do projeto, professora Daniele Noal Gai, conta que foram realizados encontros formativos com enfoque no brincar das crianças em diversos espaços, no cuidado humanizado e no desenvolvimento integral de pacientes hospitalizados. “Paralelamente aos momentos de estudos, iniciamos o desenvolvimento de encontros do Geringonça para brincar no HCC”, destaca.

SAIBA MAIS
O Geringonça é um projeto de extensão da UFRGS que visa à formação de estudantes de Pedagogia e Licenciaturas por meio de ações lúdico-pedagógicas e inclusivas na comunidade. “Atualmente, temos em vista trabalhar em um formato que favorece o brincar livre e relações potencialmente alegres, para também sustentar uma educação hospitalar como um cuidado imprescindível e humanizado”, reforça Daniele.

EXPECTATIVAS
O responsável técnico pela brinquedoteca do HCC, Sérgio Dório, acredita que a importância desta parceria está em agregar ações que combatam os estressores comuns de ambientes hospitalares, que se manifestam em ansiedade e temores. “Por ter um pensamento genuinamente fantasioso, a criança tende a ler essa realidade hospitalar como algo ameaçador e punitivo”, comenta. Sérgio destaca ainda que espaços como este, com profissionais que compreendem o desenvolvimento infantil e promovem ações lúdicas orientadas, aproximam a abordagem técnica do repertório infantil.

O responsável pela brinquedoteca reforça que a experiência com o projeto possibilita perceber a importância de oferecer ações lúdicas em espaços de estresse, que se tornam mais suaves e, consequentemente, fazem a tolerância de espera mais suportável. “O ponto de interseção entre todas as peculiaridades dos atendimentos é o fato de serem crianças, portanto, temos que nos adequar a isso, seja nas ações, no manejo ou na ambiência”, salienta Dório.

Diego Kurtz enfatiza que a equipe de profissionais do hospital está cheia de expectativas para que estes encontros com as crianças sejam mais leves. “Nossa dedicação para construir esse ambiente busca evitar que adultos procrastinem com sua saúde no futuro, ou seja, queremos estimular a preocupação com autocuidado”, comenta.

Créditos: Marianna de Azevêdo