Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
05.06.2025 FUTURO SUSTENTÁVEL

GHC promove 2º Encontro de Saúde e Meio Ambiente

files/img.ptg.2.1.01.35660.jpg
A mesa de abertura foi composta pelo gerente de Engenharia e Manutenção do GHC, Elifas Simas, pelo diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, e pelo especialista em gestão ambiental Gabriel Lutchemeyer.
files/img.ptg.2.1.02.35660.jpg
O objetivo do evento é proporcionar a discussão de temas ligados ao meio ambiente e à saúde.
files/img.ptg.2.1.03.35660.jpg
O público foi composto por trabalhadores do GHC.
files/img.ptg.2.1.04.35660.jpg
Durante o encontro, apoiadores realizaram a exposição de produtos que contribuem de forma positiva para o meio ambiente.

Nesta quinta-feira, 5 de junho, ocorre no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, o 2º Encontro de Saúde e Meio Ambiente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com o tema “Caminhos para um futuro sustentável”. Promovido pela Gestão Ambiental do GHC, o objetivo do encontro é promover discussões de temas ligados ao meio ambiente que permeiam a área da saúde, como: os impactos da emergência climática, a relevância da triagem de resíduos e as microflorestas urbanas.

O gerente de Engenharia e Manutenção do GHC, Elifas Simas, explicou que o Grupo já trabalha com ações para tornar a instituição mais sustentável, porém, com o caminho aberto para debates, se torna mais fácil concretizar as ações. Ainda, o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, destacou que a importância deste evento está além do cuidado com reciclagem, mas no acompanhamento de decisões de políticas públicas que influenciam na temática. Segundo o especialista em gestão ambiental do Grupo, Gabriel Lutchemeyer, o intuito do evento também é proporcionar um ambiente de diálogo entre trabalhadores, relacionado a aspectos dos serviços de saúde.

Visando à troca de ideias e o aprimoramento da conscientização ambiental, o evento foi direcionado à comunidade interessada do GHC. Durante o encontro, apoiadores como Justa Trama, Horta Verde Que Te Quero Bem e a Hub Green Tech - Placas Ecológicas Brasil, realizaram a exposição de produtos que contribuem de forma positiva para o meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO

Voltado para a comunidade do GHC, contou com a seguinte programação:

- O impacto das mudanças climáticas na Saúde e no Meio Ambiente, com a médica de família e comunidade do GHC e ambientalista Roselaine Murlik;

- O essencial papel dos comitês de bacias hidrográficas nas adaptações participativas à emergência climática, com o presidente do Comitê da Bacia do Rio Caí, Rafael Altenhofen;

- Conexões entre sustentabilidade e Neuroarquitetura com a cofundadora da NeuroArq Academy, Priscilla Bencke;

- Microflorestas Urbanas com a fundadora da ONG Instituto Toda Vida, Lígia Miranda;

- A importância social da triagem de resíduos recicláveis com a responsável técnica do DMLU da Unidade de Resíduos da Lomba do Pinheiro, Márcia Orantas.

Créditos: Marianna de Azevêdo (texto) Lorenzo Mascia (fotos)