Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
14.08.2025 SAÚDE MENTAL

Palestras abordam saúde mental da pessoa surda

files/img.ptg.2.1.01.36557.jpg
Palestras foram conduzidas pelo psiquiatra Luis Eduardo Silva Ormonde e pelo estudante de Direito Henrique Teixeira Freitas, que é surdo sinalizante.
files/img.ptg.2.1.02.36557.jpg
Residentes de psiquiatria acompanharam as palestras.
files/img.ptg.2.1.03.36557.jpg
O objetivo da atividade foi promover o diálogo sobre surdez, acessibilidade e saúde mental.

Com o objetivo de promover diálogo sobre surdez, acessibilidade e saúde mental, o GHC realizou, nesta quinta-feira (14), no Hospital Nossa Senhora da Conceição, duas palestras sobre a saúde mental das pessoas com surdez. O bate-papo foi direcionado para residentes de psiquiatria e psiquiatria da infância e adolescência. A atividade contou com membros da equipe de Psiquiatria do hospital e da Gerência de Atenção Primária à Saúde (GAPS), além de profissional da GAPS com deficiência auditiva.

As palestras foram conduzidas pelo psiquiatra da infância e adolescência da GAPS - Matriciamento dos Postos, Luis Eduardo Silva Ormonde, e pelo aluno de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Henrique Teixeira Freitas, que fez sua apresentação em Libras e contou com intérpretes de Libras/Português. Ele é o único aluno surdo sinalizante da sua graduação na Universidade.

“A importância dessa ação é promover o início de diálogo sobre a surdez na sociedade, os direitos da pessoa com deficiência e como a assistência à saúde física e mental pode se enriquecer dessa temática para atender melhor essa população”, fala Ormonde.

Créditos: Lorenzo Mascia