Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
05.09.2025 MENOS TELA, MAIS INFÂNCIA

Creche do HFB/GHC faz alerta sobre uso excessivo de dispositivos por crianças

files/img.ptg.2.1.01.36846.png
Creche atende filhos de servidores do Hospital Federal de Bonsucesso/GHC.
files/img.ptg.2.1.02.36846.png
Campanha destacou que o excesso de telas pode interferir no sono das crianças, entre outros malefícios.
files/img.ptg.2.1.03.36846.png
Pais elogiaram a iniciativa.
files/img.ptg.2.1.04.36846.png
Campanha utilizou cartazes coloridos.

Referência no ensino pedagógico, a Creche Itália Franco, no Rio de Janeiro, que atende filhos de servidores do Hospital Federal de Bonsucesso/GHC, aproveitou a celebração do Dia Nacional da Educação Infantil, em 29 de agosto, na Praça da Liberdade, para promover uma ação de conscientização sobre os riscos do uso excessivo de telas por crianças.

Com cartazes coloridos e frases como "Tik-tok, reduza o nosso tempo de tela!", “Queremos amigos físicos, não virtuais!”, os pequenos participaram de atividades lúdicas e cantaram músicas educativas, encantado o público e chamando atenção para um problema cada vez mais comum nas famílias: a exposição precoce e prolongada de crianças a celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos.

Para a integrante da equipe da Gerência de Gestão de Risco do HFB/GHC, Renata Gomes, mãe da Alícia, de 1 ano e 11 meses, hoje em dia, as crianças devem ter uma atenção redobrada. Ela elogiou a iniciativa. “É um tema essencial para ser abordado nos tempos de hoje. O pedagógico e os cuidados prestados aqui são maravilhosos, mas, em casa, os pais também não podem descuidar”, disse Renata, que é funcionária do HFB desde 2009.

A coordenadora da creche, Giselly Cassiano, ressaltou a necessidade da campanha: “sabemos que os responsáveis cuidam das crianças com muito amor e carinho. Mas, diante da correria do dia a dia e do avanço da tecnologia, é comum acabar recorrendo ao celular para entreter a criança, mesmo sem perceber os prejuízos que isso pode trazer”, explica.

Ela destacou que o excesso de telas pode interferir no sono das crianças, prejudicar o desenvolvimento cognitivo e psicológico, causar irritabilidade, dificultar a socialização e até gerar comportamentos de dependência e abstinência. “Queremos conscientizar cada pai, cada responsável e toda a sociedade sobre a necessidade real de reduzir o uso do celular pelas crianças”, reforçou Giselly.

Com 31 anos de existência dentro do HFB, a Creche Itália Franco é referência, não só pelo acolhimento, mas também pela qualidade pedagógica. Hoje, a unidade atende 45 alunos com idades entre 4 meses e 5 anos e 11 meses. De acordo com a coordenação, os projetos são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sempre focando em atividades lúdicas e na interação social.

Créditos: Mariléa Lopes (Texto). Assessoria de Comunicação/HFB (Fotos).