Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
15.10.2025 MÚLTIPLAS VÍTIMAS

Diretoria de Atenção à Saúde promove capacitação para atendimento de múltiplas vítimas

files/img.ptg.2.1.01.37352.png
Trabalhadores e gerentes das diferentes áreas do GHC participaram da capacitação.
files/img.ptg.2.1.02.37352.png
Gerente de Internação do HCR, Fernanda Zanotto Kraemer disse que a ideia é também pensar uma retaguarda para atender pacientes em momentos de crise.
files/img.ptg.2.1.03.37352.png
Lilian Frustockl e Cléber Verona trataram sobre o Plano Hospitalar de Atendimento a Múltiplas Vítimas.

Nesta quarta-feira, 15 de outubro, ocorreu no Auditório do Hospital Cristo Redentor (HCR), uma capacitação sobre o Plano de Atendimento a Acidentes com Múltiplas Vítimas (PAAMV) para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A atividade foi programada com o objetivo de apresentar e compreender como o HCR está organizado para receber múltiplas vítimas, como forma de estimular o pensamento crítico dos trabalhadores para que, a partir disso, seja possível iniciar o PAAMV para os hospitais do GHC.

O diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú, falou sobre a relevância da capacitação. “Acredito que ainda temos desafios a enfrentar para entregar nosso melhor, mas essa oportunidade hoje é importante para que a gente atinja este objetivo e possa proporcionar um atendimento cada vez mais qualificado aos nossos usuários”, salientou.

Ainda, a gerente de Internação do HCR, Fernanda Zanotto Kraemer, explicou que a organização da capacitação ocorreu em colaboração com a Segurança do Trabalho e a Engenharia, para também trabalhar planos de evacuação de pacientes internos. “A ideia também é pensar uma retaguarda para atendermos pacientes em momentos de crise”, argumentou Fernanda.

A qualificação dos trabalhadores iniciou com uma palestra de Cléber Verona, enfermeiro do Hospital Conceição, com experiência no atendimento de vítimas de situações críticas e membro da equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde. O enfermeiro discutiu sobre o Plano Hospitalar de Atendimento a Múltiplas Vítimas, abordando temas como a necessidade de planos hospitalares e métodos e protocolo de triagem. A coordenadora de Enfermagem do HCR, Lilian Frustockl, deu sequencia à atividade, apresentando o plano de contingência do hospital.

Participaram da capacitação trabalhadores e gerentes de diferentes áreas das unidades do GHC. A capacitação foi promovida pela Diretoria de Atenção à Saúde e teve como facilitador o Hospital Cristo Redentor.

Créditos: Marianna de Azevêdo.