Desembarcaram na madrugada desta segunda-feira, 11 de junho, no Aeroporto Salgado filho, em Porto Alegre, os médicos do Grupo Hospitalar Conceição que participaram de uma missão de saúde no Acre.
A equipe, com treze profissionais, foi divida para atender, durante dez dias, a duas regiões de reservas indígenas. Um grupo atendeu a região de Alto Juruá, com a base em Cruzeiro do Sul, e o outro grupo, a região de Alto Purus, com a base em Rio Branco.
Os deslocamentos para as reservas eram de barcos ou até mesmo de avião, com viagens que poderiam durar um dia inteiro para chegar no local de atendimento.
Os profissionais encontraram na região a população local atingida principalmente por desnutrição, anemia, pneumonia, infecções e doenças endêmicas.
Algumas das aldeias atendidas pelos profissionais do GHC foram a Tribo Kulina, que vive nas margens dos rios atingidos por enchentes e tem uma cultura de não sair de suas terras, e a Tribo Caxinuá, que mistura cultura brasileira e peruana, por se encontrar na divisa entre os dois países.
Créditos: Dóris Rolim (Texto), Karina Zambrana (Fotos).