Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
22.10.2012 ADOLESCÊNCIA

Serviço de Adolescentes do GHC faz 25 anos

Seminário “Tratando de adolescentes” reunirá especialistas e marcará a comemoração das atividades de um dos únicos serviços destinados a essa faixa etária do Estado
files/img.ptg.2.1.01.6398.jpg
Internação no HCC conta com oito leitos.

Com o tema “Tratando de adolescentes”, o Serviço de Adolescentes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) promove seminário comemorativo aos 25 anos de criação nos dias 24 e 25 de outubro, no Hotel Coral Tower. O evento reunirá diversos profissionais envolvidos com a saúde e com outros aspectos da vida do adolescente do GHC e de outras instituições, como o Conselho Regional de Medicina, o CIEE, a ONG Vida Urgente, o Ministério Público, a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Secretaria Estadual da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, entre outros. O objetivo é promover a qualificação do atendimento a adolescentes por meio do embasamento teórico, da supervisão de casos e da troca de experiência entre profissionais capacitados. Entre os temas abordados, estarão sexualidade, transtornos alimentares e obesidade, terminalidade e vulnerabilidade na adolescência, crescimento, desenvolvimento, aspectos emocionais e doenças mais frequentes nessa faixa etária.

O Serviço de Adolescentes do GHC, o primeiro no Rio Grande do Sul a atender os dois sexos e um dos únicos hoje existentes, começou seus trabalhos em 26 de outubro de 1987 por meio do atendimento ambulatorial, feito por equipe multiprofissional no Hospital Conceição. Em 1995, passou a dar assistência também na internação da instituição. Hoje, além da atenção ambulatorial e da consultoria na internação do Conceição, o serviço possui oito leitos para internação no Hospital Criança Conceição. A equipe é formada por três médicos hebiatras, como são chamados os especialistas em adolescência, além de clínico geral, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, odontólogo e técnico em educação, bem como outros profissionais de apoio. Eles também prestam consultoria em atenção ao adolescente para municípios, para o Estado e para o Ministério da Saúde.

A coordenadora do Serviço de Adolescentes do GHC, médica hebiatra Lílian Day Hagel, lembra ainda que o Grupo Conceição implantou, há três anos, a Linha de Cuidado do Adolescente, que encampou os diferentes serviços que atuam com adolescentes na instituição, como o Programa Jovem Aprendiz. “Estamos nos capacitando e desenvolvendo para qualificar o atendimento do importante usuário que é o adolescente”, afirmou Lílian. O atendimento no serviço é 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Créditos: Andréa Araujo