Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
25.10.2012 DESTAQUE

RIS e Serviço de Nutrição têm pesquisa premiada

Trabalho sobre a nutrição de pacientes oncológicos foi destacado na seleção promovida pela revista “Einstein”
files/img.ptg.2.1.01.6407.jpg
Residente Daine Fereira e nutricionistas Aline Marcadenti e Tessa Guimarães.

Pesquisa realizada em parceria entre a Residência Integrada em Saúde (RIS) – Ênfase em Nutrição e em Onco-hematologia e o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Conceição (SND/HNSC) conquistou o segundo lugar no prêmio Eric Roger Wroclawski 2012, uma seleção promovida pela revista "Einstein", do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. O trabalho "Aceitação de dietas hospitalares e estado nutricional entre pacientes com câncer admitidos em um hospital terciário" foi inscrito pela residente da Nutrição Daiane Ferreira. O trabalho foi desenvolvido com colaboração das nutricionistas Tessa Gomes Guimarães, preceptora de Nutrição em Oncologia, e Aline Marcadenti, do SND/HNSC e orientadora da pesquisa.

O trabalho relata uma pesquisa realizada com cem pacientes oncológicos sobre o grau de desnutrição e aceitação da dieta. As pesquisadoras observaram as dificuldades na alimentação como falta de apetite e alterações no paladar. Esses sintomas podem ter contribuído para que esses pacientes considerassem a refeição sem sabor ou com sabor desagradável, com um percentual de sobra maior que nos pacientes melhor
nutridos. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo, no dia 18 de outubro. Pelo segundo lugar, a equipe recebeu R$ 3 mil.