Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
21.02.2013 SOS EMERGÊNCIAS

GHC contrata 384 novos profissionais e inaugura Prédio de Apoio à Emergência e às Linhas de Cuidado

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participará da solenidade
files/img.ptg.2.1.01.6590.jpg
Novo prédio atenderá áreas como cardiologia, oncologia e neurologia.
files/img.ptg.2.1.02.6590.jpg
Serão disponibilizados 110 leitos.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha inaugura, às 15 horas desta sexta-feira (22/2), em Porto Alegre, o novo Prédio de Apoio à Emergência e às Linhas de Cuidado do Hospital Conceição. Em seguida, em solenidade no auditório do Instituto da Criança com Diabetes (ICD), o ministro dará posse aos 384 novos profissionais contratados pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) por meio do Programa S.O.S Emergências. Durante o evento, Alexandre Padilha receberá um relatório elaborado pela equipe do GHC que atuou nas ações de socorro às vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, pela Força Nacional do SUS. Às 17 horas, o ministro participa da assinatura do protocolo de adesão pelo GHC e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul ao Programa de Aquisição de Alimentos, programa do Governo Federal para combater a fome e a miséria no país.

O novo Prédio possibilitará a organização interna da emergência do Hospital Conceição, principalmente de áreas específicas como a cardiologia, a oncologia e a neurologia, permitindo ainda a criação das Linhas de Cuidado Cerebrocardiovascular e da Oncologia. Além de garantir mais qualidade e conforto aos pacientes, os 110 leitos do novo prédio permitirão a reorganização da retaguarda da emergência. A nova área dispõe de instalações modernas, resultado de um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões.

De acordo com o diretor-superintendente do GHC, Carlos Eduardo Nery Paes, a implantação da UPA Moacyr Scliar (inaugurada no final de setembro de 2012) e os investimentos do SOS Emergências (que disponibilizou 100 leitos de retaguarda no Hospital Universitário de Canoas para pacientes do Hospital Conceição) foram responsáveis pela ampliação em 8% do acesso aos serviços de saúde do GHC. “As Iniciativas do S.O.S Emergência ampliaram o acesso e melhoraram a qualidade do atendimento à população, reduzindo a lotação e o tempo de espera para o atendimento na emergência do Hospital Conceição”, ressaltou.

Novos profissionais
A contratação dos 384 novos profissionais representa um investimento de mais de R$ 27 milhões por ano, garantindo qualidade dos serviços oferecidos à população nos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, UPA Moacyr Scliar, Escola GHC, bem como nos 12 postos do Serviço de Saúde Comunitária e nos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Em apenas uma década, o GHC ampliou em cerca de 50% o número de trabalhadores, passando de aproximadamente 5.600 em 2003 para os mais de 8.500 em 2013.

Força Nacional do SUS
O Grupo Hospitalar Conceição enviou 25 profissionais para prestar socorro às vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria. O diretor-técnico do GHC, Neio Lúcio Fraga Pereira, coordenou a equipe do Grupo que atuou nas ações da Força Nacional do SUS, auxiliando no deslocamento aéreo dos feridos e no atendimento dos pacientes e familiares.

“A presença da presidenta Dilma e do ministro da Saúde Alexandre Padilha, imediatamente após o ocorrido, foi fundamental para organizar o atendimento e a transferência dos feridos para os hospitais de Porto Alegre e da Região Metropolitana”, afirmou o superintendente. O Ministério da Saúde deslocou membros da Força Nacional para a região e intensificou as ações das Unidades de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), equipados com respiradores. Foram abertos 64 leitos de UTI e 36 leitos de Semi-UTI em Porto Alegre, mobilizando hospitais da rede pública e privada.

Plano de Aquisição de Alimentos
O GHC vai adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar no estado, contribuindo com a formação de uma rede produtiva e de inclusão social com atuação no campo e na cidade. Inicialmente, serão adquiridos cerca de 38 toneladas de alimentos por mês. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o GHC, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e as Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CEASA/RS).

O Hospital Conceição é a primeira instituição pública de saúde do Brasil a aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do governo federal que vem permitindo aos pequenos agricultores comercializarem seus produtos. Além de arroz e feijão, o Programa prevê a aquisição de macarrão e de lei. Atualmente, o GHC fornece, mensalmente, mais de 270 mil refeições aos seus funcionários, pacientes e acompanhantes. No total, somando todas as refeições oferecidas nos quatro hospitais do Grupo, são consumidos, em média, 215 mil toneladas por mês.

O PAA pretende formar uma rede para ampliar e potencializar a produção agrícola no estado e no país. A agricultura familiar é uma importante fonte de geração de renda, responsável pela produção de 70% de tudo que é consumido pelos brasileiros, representando cerca de 10% do PIB. O principal objetivo do PAA é garantir a produção sustentável, gerando renda para a agricultura familiar e contribuído para a manutenção do homem no campo.

Créditos: Alexandre Costa - texto