Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
28.08.2013 ENSINO E PESQUISA

Aula Magna da Escola GHC reúne mais de 600 pessoas e superlota salão nobre da UFCSPA

Emerson Elias Merhy foi o conferencista convidado para falar sobre Trabalho em Saúde: Aspectos Pedagógicos.

O salão nobre da UFCSPA, em Porto Alegre, que tem capacidade para 670 pessoas, ficou totalmente lotado para a aula inaugural da Escola GHC, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 28 de agosto. Emerson Elias Merhy, médico e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi o conferencista convidado para o evento.

Antes de apresentar o professor Merhy ao público, a gerente de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, Quelen Tanize Alves da Silva, ressaltou os aspectos pedagógicos existentes nos ambientes de saúde. “Nos constituímos a partir e dentro desses espaços, portanto é necessário que tenhamos um outro olhar capaz de perceber a existência dos aspectos pedagógicos que são construídos no cotidiano de trabalho, seja pelos profissionais ou pelos usuários. Então ao mesmo tempo que discutimos o serviço, o trabalho, podemos extrair boas experiências relacionadas ao saber”, analisou Quelen.

Durante sua explanação, o professor Merhy afirmou que o cotidiano nos ambientes de saúde é desafiador. "A educação e o trabalho sempre fizeram parte da minha trajetória profissional, que começou há mais de 40 anos, na periferia de São Paulo. O mundo do trabalho e a educação são extremamente instigadores", disse.

Emerson Elias Merhy relatou ao público sua experiência profissional. "Desenvolvi um olhar diferenciado da realidade dos profissionais de saúde a partir de uma experiência que tive em uma Unidade Básica de Saúde, em Belo Horizonte. Passei a observar a fila que se formava junto a essa Unidade desde às 4 horas da madrugada e a criação de uma zona de comércio no entorno”, relatou Emerson, afirmando que tem sido um desafio para os trabalhadores de saúde e para os usuários do sistema compreender a realidade à sua volta.

Créditos: Alexandre Costa