Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
07.10.2013 PESQUISA

Edital PPSUS-FAPERGS contempla projeto de odontólogo do GHC

O projeto de tese de doutorado “Impacto de programas preventivos de saúde bucal infantil na Atenção Primária a Saúde”, do ondontólogo Daniel Demétrio Faustino da Silva, do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, foi contemplando com o Edital PPSUS-FAPERGS com o valor de R$ 32 mil. Soma que será aplicada no estudo desenvolvido no SSC/GHC. De acordo com Silva, a conquista é importante, pois pode estimular outros profissionais na busca de fomento para qualificação da pesquisa na instituição.

O objetivo do projeto é avaliar os fatores associados à cárie na infância em um programa de saúde bucal voltado a crianças de zero a três anos na Atenção Primária à Saúde. Além disso, pretende comparar a efetividade de um programa de educação em saúde bucal tradicional em relação a outro baseado nas teorias da Entrevista Motivacional direcionada a mães, pais e responsáveis por crianças na redução da cárie na infância aos dois e três anos.

Serão analisadas 765 crianças do território de abrangência de um serviço de Atenção Primária de Porto Alegre, sendo avaliadas variáveis clínicas como cárie, placa bacteriana visível, defeitos de esmalte, má oclusão e traumatismo, além de socioeconômicas, como qualidade de vida, hábitos bucais e alimentares. Das mães, pais e responsáveis serão avaliados conhecimentos, práticas e atitudes sobre cuidado bucal da criança, depressão e ansiedade, vínculo parental e outros.

Conforme o pesquisador, a cárie da infância é uma doença de alta prevalência e severidade que acomete crianças nos primeiros anos de vida e, por isso, necessita de intervenções e abordagens precoces em nível individual e coletivo. “A primeira infância é o período ideal para introduzir bons hábitos e iniciar um programa educativo e preventivo de saúde bucal”, avalia.

Créditos: Andréa Araujo