Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
18.10.2013 PRONTO ATENDIMENTO

Festa marca um ano de funcionamento da UPA Moacyr Scliar

No sábado à noite, dia 19 de outubro, os trabalhadores da UPA Moacyr Scliar promoveram uma festa de confraternização na Associação dos Amigos do Jardim Itati, na Vila Ipiranga. Em média, a UPA é responsável por 11 mil atendimentos por mês ou 400 atendimentos por dia.

O GHC assumiu o desafio de enfrentar a superlotação da emergência do Hospital Conceição e tem realizado inúmeras ações para ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Um bom exemplo é a abertura da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, localizada em frente ao Terminal Triângulo, na Assis Brasil, e que completou um ano de atendimento à população no dia 28 de setembro. No sábado à noite, dia 19 de outubro, os trabalhadores promoveram uma festa de confraternização na Associação dos Amigos do Jardim Itati, localizada na rua Congo, 66, Vila Ipiranga,

A abertura da UPA Moacyr Scliar resultou em uma redução considerável da lotação da emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o que pode ser constatado pela redução da média de atendimento diário, que passou de 550 para 265. Com a abertura da UPA, a emergência do Conceição tem conseguido priorizar os casos de maior complexidade. Ou seja, aqueles pacientes classificados como amarelos, laranjas e vermelhos. Os de classificação verde e azuis são encaminhados para a rede básica de saúde.

Desde a abertura da Unidade, a emergência do Conceição atende 47,8% de pacientes de classificação verde e não mais 74,3%, conforme os dados registrados nos períodos de janeiro a agosto de 2012 e 2013. A qualificação do acesso do usuário para a “porta de entrada” mais adequada à sua situação também provocou uma redução na espera por atendimento médico, que passou de 120 minutos para cerca de 40 minutos em média. Hoje, os tempos de espera para atendimento estão todos dentro dos limites estabelecidos pelo Protocolo de Manchester.

Créditos: Alexandre Costa (7587) - texto e fotos