Com o intuito de beneficiar a instituição visando à economia no trabalho mecânico do Hospital Conceição, funcionários do Setor de Mecânica do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) criaram um tanque móvel de óleo diesel. O aparelho produzido quase que totalmente com materiais reciclados está transportando o combustível para abastecer os mais de cinco geradores de energia elétrica que o Conceição possui.
A criação surgiu após a necessidade de melhoria de locomoção, pois anteriormente o diesel era carregado manualmente, dificultando o acesso pelas dependências da Mecânica. Com a invenção, o trabalho ficou mais ágil, evitando o desgaste físico dos trabalhadores, além do desperdício do óleo, que caia durante o transporte, agredindo o solo. De acordo com o técnico mecânico do GHC Luciano Peterson Marques, a idealização do tanque também contribui para a preservação do meio ambiente, isolando o diesel do contato externo. “Quando carregávamos manualmente, sempre havia o desperdício com a movimentação, agora, além de ganharmos tempo, conseguimos evitar uma possível contaminação do solo”, afirma Luciano.
Os materiais usados para o engenho são de reciclagem e reaproveitamentos, como rodas de macas inutilizadas, galão de plástico velho, barras de metais descartadas, além de mangueiras e válvulas de registro, que, por medidas de segurança, são novas. Ao total, o GHC possui 12 geradores de energia elétrica instalados até o momento, sendo eles distribuídos nos hospitais Conceição, Cristo Redentor, Criança Conceição e Fêmina e na UPA Moacyr Scliar.
Créditos: Richard Borges