O Hospital Fêmina promove na próxima quinta-feira, 13 de março, o I Encontro Multidisciplinar do Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo – Enterite Actínica, às 11h, no anfiteatro da instituição. O evento tem como objetivo apresentar o Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do hospital, bem como estabelecer critérios e condutas de diagnóstico e tratamento de complicações precoces e tardias em pacientes submetidos à radioterapia pélvica para neoplasia maligna de trato genitourinário.
Na oportunidade, após a apresentação do serviço, serão abordados os princípios teóricos da enterite actínica, e equipes da Cirurgia, da Radiologia, da Oncologia, da Clínica Médica e da Medicina Intensiva apresentarão casos clínicos. Na sequência, outro tema tratado será o da cirurgia precoce, tardia e de urgência nas intercorrências oncológicas. Por fim, haverá discussão em grupo. O encontro é aberto a profissionais de saúde e tem carga horária de duas horas.
Essa é a primeira atividade científica promovida pelo Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Fêmina. Implementado em janeiro último, esse serviço tem como objetivo colaborar ativamente no atendimento à saúde da mulher por meio do apoio aos serviços de Ginecologia, Obstetrícia, Oncologia e Clínica Médica do hospital e no atendimento a problemas cirúrgicos pertinentes às áreas da Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, tornando mais abrangente a assistência prestada às pacientes do Sistema Único de Saúde pelo Fêmina. O serviço realiza cerca de 80 procedimentos por mês.
Créditos: Andréa Araujo