A política de incentivo à educação e formação do GHC aos seus trabalhadores foi classificada entre os 28 finalistas do Prêmio Nacional InovaSUS 2013. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Saúde, a partir do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts), da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES). Tem como objetivo identificar práticas inovadoras e exitosas na área da gestão do trabalho e educação na saúde, que se destaquem e apresentem potencial para implantação em outras instituições.
A cerimônia de premiação foi realizada nos dias 25 e 26 de março de 2014, em Brasília, contando com a participação de representantes do Conselho Nacional de Saúde, do CONASS e da Organização Pan-Americana de Saúde. O secretário da SGTES, Mozart Sales, e o gerente da OPAS no Brasil, Felix Rigoli, realizaram a entrega dos prêmios e certificados. O GHC foi representado por Lívia Arsego, assistente de coordenação da Gestão do Trabalho, Educação e Desenvolvimento, da Gerência de Recursos Humanos. Esta é a segunda vez que uma ferramenta de gestão do trabalho do GHC é selecionada pelo Ministério da Saúde. Em 2011, o GHC participou com a experiência Política de Avaliação e Desenvolvimento.
O trabalho “Educação e formação na saúde: política de incentivos ao trabalhador no GHC”, apresentado no eixo “Gestão da Informação do Trabalho no SUS”, contempla a construção de normativa com critérios claros e unificados para todos os trabalhadores e o processo de informatização, com o módulo desenvolvido pela Gerência de Informática no “GHC Sistemas” e a utilização da ferramenta Workflow para o gerenciamento das tarefas.
A experiência, considerada exitosa, democratiza o acesso às formas de incentivo para formação, assegurando a transparência e a segurança da informação, embasando o planejamento e o gerenciamento e favorecendo a agilidade para a tomada de decisão. Apresenta-se como uma das ferramentas importantes de gestão do trabalho para a valorização dos trabalhadores, contribuindo com o desenvolvimento da instituição como um todo, gerando reflexos importantes no atendimento à política pública de saúde.