Emoção e integração. Foi assim que se iniciou a inauguração do Centro Administrativo do Grupo Hospitalar Conceição, nesta segunda-feira, 8 de dezembro, às 9h30min. A abertura do evento foi a exibição de um vídeo, confeccionado especialmente para a ocasião, com depoimentos de funcionários da instituição, incluindo o funcionário mais antigo e o mais recentemente admitido.
O novo prédio, localizado na área interna do Hospital Conceição, concentra os setores administrativos da chamada holding do GHC, liberando as áreas que ocupavam nos hospitais Conceição e Cristo Redentor para a ampliação e a adequação das áreas de internação e de apoio assistencial.
O Centro Administrativo GHC possui seis pavimentos, distribuídos em uma área total de 5.182m², onde estão localizados os setores de Unidade de Pessoal do Hospital Conceição, Assessoria Jurídica, Assessoria de Comunicação Social, Diretoria do GHC e as gerências de Auditoria Interna, Informática, Saúde Comunitária, Recursos Humanos, Controladoria, Financeira e de Apoio. Os investimentos somam cerca de R$ 10milhões, entre obras, mobiliários e equipamentos.
A centralização das áreas administrativas em um único prédio vai gerar a desocupação de uma área de 1.500m² no Hospital Conceição e de 900m² no Hospital Cristo Redentor. Com isso, as áreas de assistência ao paciente serão ampliadas e melhoradas. No Conceição, será reorganizado e ampliado o acesso no hospital, como recepção e salas de espera para pacientes e familiares, além disso serão ampliados o Ambulatório e o Serviço de Patologia, bem como implantado o Laboratório de Treinamento Clínico e Cirúrgico da Comissão de Residência Médica. Já no Hospital Cristo Redentor, será criada uma unidade de internação com 30 leitos, que servirá de backup para a melhoria das unidades.
Na cerimônia de descerramento da placa inaugural, o representante do Conselho Gestor Paulo Goulart cumprimentou os presentes e ressaltou que com o prédio novo aumentará a qualidade dos serviços, pois os funcionários estão mais bem colocados, com condições mais dignas de trabalho, o que automaticamente retornará para o usuário do Sistema Único de Saúde. O diretor administrativo e financeiro do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, considerou a inauguração como uma conquista de todo o conjunto de trabalhadores. “Hoje é um dia muito importante para o setor administrativo e para a assistência em saúde. Esse prédio deve ser compreendido sob a ideia de integração entre as áreas a fim de tornar a gestão mais moderna e qualificada”, declarou o diretor. Barichello também lembrou todo o processo de intervenção que foi realizado para a melhoria das estruturas físicas e observou a importância de se preservar o patrimônio deste novo espaço da instituição.
O diretor-superintendente do GHC, Carlos Eduardo Nery Paes, considerou que a construção faz parte de um processo de renovação cuja finalidade é manter a qualidade na prestação de serviços ao usuário do SUS. O superintendente desejou sucesso a todos os funcionários e declarou que o desafio de melhora do SUS deve ser permanente assim como o compromisso com a vida do GHC deve ser reafirmado a todo o momento.
O evento foi finalizado com uma homenagem de integrantes do Fórum Inter-religioso do Grupo Hospitalar Conceição. Representantes das igrejas Assembleia de Deus e Católica, da Sociedade Espírita São Tomé e da religião de Matriz Africana realizaram orações, preces e desejos de boas energias para o novo ambiente de trabalho da instituição.
Às 11h foi rezada uma missa pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, e às 14h uma homenagem à Mãe Oxum, ambas no espaço inter-religioso do Hospital Conceição, que também comemora o aniversário de 54 anos.
Mariana Ribeiro (Texto). Bruna Goulart (Fotos)
Para assistir ao vídeo elaborado pela Assessoria de Comunicação Social do GHC, com os depoimentos dos funcionários, é só clicar no link abaixo