Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
11.02.2015 MEDICINA DO SONO NA INFÂNCIA

Neurologista do HCC é premiada em congresso mundial

Camila dos Santos El Halal ganhou destaque por trabalho que mostra relação entre restrição de sono e obesidade em crianças
files/img.ptg.2.1.01.7887.jpg
Neurologista infantil Camila dos Santos El Halal ao receber o prêmio.

A neurologista infantil do Hospital Criança Conceição (HCC) Camila dos Santos El Halal foi a vencedora do Prêmio Jovem Pesquisador da International Pediatric Sleep Association (IPSA). A honraria foi entregue durante o último congresso mundial da associação, realizado em dezembro, em Porto Alegre. O trabalho premiado “Associação entre Restrição de Sono e Sobrepeso/Obesidade entre Crianças do Sul do Brasil: Estudo de uma Coorte de Nacimentos” derivou da dissertação de mestrado de Camila.

Com o estudo, a médica buscou avaliar a associação entre restrição de sono nos primeiros anos de vida e sobrepeso ou obesidade aos quatro anos, tendo em vista que a obesidade infantil configura um problema de saúde pública em nível mundial, com uma perspectiva de aumento nos próximos anos, especialmente entre países em desenvolvimento. O trabalho concluiu que, na população estudada, crianças com restrição de sono entre 12 e 48 meses de vida apresentaram maior chance de sobrepeso/obesidade aos 48 meses, o que chama a atenção para a importância da qualidade do sono e da implantação de higiene do sono na prevenção e manejo de sobrepeso e obesidade na infância.

O congresso da IPSA reuniu na capital gaúcha especialistas em Medicina do Sono na Infância não só brasileiros, como dos Estados Unidos, da Europa, de Israel, entre outros. O evento ocorre há cada dois anos e premia um jovem pesquisador, com menos de 35 anos. Camila foi, portanto, o destaque de 2014. Ela trabalha no HCC desde 2012, atuando na internação e no ambulatório de egressos.