Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
09.05.2015 NOVA DIRETORIA

Ministro da Saúde Artur Chioro empossa nova diretoria do GHC

A diretora-superintendente, Sandra Fagundes, afirmou no evento de posse que pretende fortalecer as Redes de Atenção à Saúde, principalmente Cegonha e Urgência/Emergência

Os ministros da Saúde, Artur Chioro, e da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, participaram da posse da nova diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), evento realizado na manhã deste sábado, 9 de maio, no Instituto da Criança com Diabetes. Além da diretora-superintendente, Sandra Fagundes, foram empossados o médico José Fossari, como diretor técnico, e o advogado Gilberto Barrichello, que segue como diretor administrativo e financeiro. Sandra Fagundes é psicóloga e foi secretária estadual da Saúde no governo Tarso Genro. Ela substitui o médico Carlos Eduardo Nery Paes, no cargo por duas gestões, 2011/2013 e 2013/2015.

O ministro Artur Chioro ressaltou a importância do Grupo Hospitalar Conceição para a saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. “Parabenizo o Nery e toda sua equipe pelo ótimo trabalho realizado nas duas gestões como superintendente e tenho certeza que os novos diretores estão preparados para os desafios que temos pela frente. O GHC tem uma função importantíssima na assistência, na atenção básica, e será um hospital importante na instalação do Mais Especialidades”, disse Chioro, citando também o papel diferenciado da instituição em relação à formação dos agentes comunitários.

O auditório e a sala externa (onde era possível assistir a posse por meio de transmissão simultânea) estavam completamente lotados, evidenciando o apoio aos novos diretores. Além de trabalhadores do GHC e de diversos profissionais ligados à saúde, o evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, deputados estaduais e federais, vereadores, além de gestores de hospitais da capital e de municípios do interior do Rio Grande do Sul.

A diretora-superintendente, Sandra Fagundes, afirmou que pretende fortalecer as Redes de Atenção à Saúde, principalmente Cegonha e Urgência/Emergência. “Estou muito feliz por retornar ao GHC, instituição em que fui assessora técnica da diretoria entre 2006 e 2010. Meu grande compromisso nesta gestão é a qualificação do cuidado”, explicou a superintendente. Ao final do seu discurso, como forma de homenagear as mães pelo seu dia, Sandra entregou uma lembrança a uma mãe, que defende o parto humanizado. A superintendente afirmou que uma das suas prioridades será incentivar a redução das cesarianas no Grupo Hospitalar Conceição.

Ao deixar o cargo de superintendente do GHC, Carlos Eduardo Nery Paes, ressaltou algumas iniciativas durante os quatro anos da sua gestão. “O incêndio da boate Kiss atravessou nossos corações. Foi um fato que marcou o país e fez com que a presidenta Dilma Rousseff se deslocasse imediatamente de uma viagem internacional diretamente para Santa Maria. Foram 242 jovens que morreram e 680 feridos. Assumimos a liderança na articulação dos dirigentes máximos dos principais hospitais da cidade e asseguramos a abertura de mais de 90 leitos de UTI em Porto Alegre em apenas três horas, além de deslocarmos cerca de 300 profissionais do GHC para o atendimento às vitimas” lembrou Nery.

Além dos ministros Chioro e Padilha, a cerimônia de posse da nova diretoria do GHC contou com a presença do secretário estadual de Saúde, João Gabardo, do deputado estadual Adão Villaverde, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e do deputado federal Henrique Fontana, representando a Câmara de Deputados.

Clique no ícone abaixo para ler o discurso de encerramento do ex-Diretor Superintendente

Créditos: Alexandre Costa (texto e fotos)